Apelo urgente do Presidente da Assembleia dos bispos católicos do Iraque, o patriarca Louis Raphael Sako.
Roma, 08 de Agosto de 2014 (Zenit.org)
A situação no Iraque tornou-se uma catástrofe humanitária e o risco de um genocídio cristão é mais que iminente.
A maior cidade cristã na planície de Nínive, Quaraqosh, caiu nas
mãos do EIIL (Estado Islâmico do Iraque e do Levante) e as pessoas estão
em fuga. Esta é a sede da arquidiocese Siro Católica de Mossul, onde
está o seminário católico sírio e onde se tornou também a casa mãe de
várias congregações religiosas, que não podiam mais ficar em Mossul, por
razões de segurança.
Já não é "mais uma questão "religiosa", mas contra uma religião
concreta: os cristãos", alerta Dom Duarte da Cunha, secretário geral do
Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).
Publicamos na íntegra o apelo urgente do Presidente da Assembleia dos
bispos católicos do Iraque, o patriarca Louis Raphael Sako.
***
Apelo do Patriarcado caldeu pedindo ajuda urgente
Os militantes atacaram com morteiros a maioria das aldeias da
planície de Nínive, durante a noite de 6 e 7 e agora estão controlando a
área. Os cristãos, cerca de cem mil, horrorizados e em pânico, fugiram
de suas aldeias e casas sem nada, só com as roupas do corpo. Um êxodo,
uma verdadeira via crucis, os cristãos estão andando a pé no calor do
verão escaldante do Iraque para as cidades curdas de Erbil, Duhok e
Soulaymiyia, entre eles estão doentes, idosos, crianças e mulheres
grávidas. Passam por uma catástrofe humanitária que corre o risco de se
tornar num verdadeiro genocídio. Precisam de água, comida, abrigo...
Em relação às igrejas e propriedades da igreja nas aldeias agora
ocupadas pelos militantes EIIL, temos relatos de destruição e
profanação. Os antigos manuscritos e documentos (1500) estão sendo
queimados.
Como é evidente para todos, o Governo Central é incapaz de fazer
cumprir a lei e a ordem nesta parte do país. Há também dúvidas sobre a
capacidade da região do Curdistão de defender sozinha o avanço feroz dos
jihadistas. Claramente, há falta de cooperação entre o Governo Central e
o Governo regional autónomo. E o Isis se beneficia desse "vazio" para
impor a sua regra e terror. Há uma necessidade de apoio internacional e
de um exército profissional, bem equipado. A situação vai de mal a pior.
Apelamos com tristeza e dor para a consciência de todos e todas as
pessoas de boa vontade e as Nações Unidas e a União Europeia, para
salvar essas pessoas inocentes da morte. Esperamos que não seja tarde
demais!
Card. Loius Raphael Sako, Patriarca de Babilónia dos Caldeus
(08 de Agosto de 2014) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário