Páginas

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Fórum de Leigos na Espanha: Não sejamos indiferentes diante da situação iraquiana

Comissão Permanente do Fórum de Leigos da Espanha divulga comunicado sobre a perseguição religiosa


Madrid, 18 de Agosto de 2014 (Zenit.org)


A Comissão Permanente do Fórum de Leigos da Espanha emitiu um comunicado em que afirma considerar "uma obrigação levantar a voz contra a perseguição religiosa que vem acontecendo contra os católicos no Iraque".

"Achamos oportuna a consideração do papa Francisco na Coreia do Sul ao reconhecer 'a importância, a dignidade e a beleza da vocação dos leigos'. E, precisamente como leigos, não podemos ficar calados diante das dilacerantes perseguições que, por causa do nome de Cristo, os nosso irmãos na fé vêm sofrendo", diz a nota enviada à redacção de ZENIT.

"Denunciamos perante o mundo essa perseguição que se torna ainda mais horrível por ser feita em nome de uma religião. Oferecemos a nossa proximidade, solidariedade e orações por esses irmãos que sofrem, obrigados a abandonar a própria pátria para não ser massacrados. Condenamos os assassinatos e os crimes cometidos. É uma grave ofensa contra Deus, mas também contra o ser humano e contra a nossa consciência de leigos cristãos".

O Fórum de Leigos da Espanha pede "que a comunidade internacional, os organismos da Europa e os governos ocidentais tomem medidas efectivas para que esta perseguição acabe. Fazemos nossas as palavras do Observador do Vaticano junto à ONU, dom Silvano Tomasi: 'É necessário intervir antes que seja tarde demais'".

O comunicado acrescenta: "Solicitamos que os católicos da Espanha não fiquem indiferentes diante dessa perseguição. Não nos esqueçamos de que o silêncio, muitas vezes, é o cúmplice mais acomodado das iniquidades". O texto termina com um pedido "à  Santíssima Virgem Maria, Rainha dos Mártires e Rainha da Paz, para obter do seu Filho Divino as graças de perseverança para os católicos do Iraque e para tocar os corações e converter aqueles que os perseguem".

"As férias de verão [no hemisfério Norte] não podem ser uma desculpa para o silêncio. O papa Francisco já o denunciou. Sigamos o seu exemplo".

O comunicado é assinado pela Comissão Permanente do Fórum de Leigos da Espanha, em Madrid, no dia 17 de Agosto de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário