Páginas

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Música: «Banda Missio», de revelação a confirmação no Festival Jota


Projecto assume missão de «levar Cristo» aos outros


Lisboa, 16 Jul 2014 (Ecclesia) – A Banda Missio, com cinco anos de actividade, foi considerada como grupo revelação do Festival Jota em 2010 e vai actuar este ano no palco principal, trazendo na bagagem as 13 músicas do CD ‘ConTIgo’.

“O facto de gravarmos o disco foi um passo para crescermos musicalmente em todos os sentidos e espiritualmente também mas isso já faz parte do nosso projecto musical, crescermos como músicos e como pessoas neste projecto de levarmos Cristo aos outros”, explica à Agência ECCLESIA Ana Batista, vocalista e um dos membros fundadores do grupo.

A Banda Missio está a preparar o alinhamento do concerto no Festival Jota através do CD “ConTIgo”, com 13 músicas e que foi apresentado na Casa da Música, no Porto, a 19 de Junho.

“É difícil gravar um disco mas também não é o disco que faz o músico, passa pelos concertos, transmitirmos esta mensagem. Muitas vezes os jovens vão aos nossos concertos e não sabem o que vão encontrar; muitos deles chegam ao fim e dizem que a mensagem chegou cá dentro e tocou-nos o coração”, desenvolve a vocalista.

Eva Pinho, a baterista e o elemento mais novo deste projecto musical de inspiração cristã, revela que “é mesmo um privilégio poder tocar numa banda assim”, não só porque musicalmente evoluiu “bastante” mas porque se identifica “muito” com o que tentam “transmitir aos outros”.

“É o nosso pôr em acção tudo aquilo que sentimos por dentro e é a maior realização que também tenho, é a realização pessoal de transmitir mais aos outros”, acrescenta.

A Banda Missio, com sede na Maia (Porto), nasceu como um projecto de música ligado ao Centro Vocacional Juvenil dos Missionários Combonianos, pelo padre Leonel Claro, e o espírito de Daniel Comboni está presente na mensagem das suas músicas.

“Nós somos todos jovens combonianos e o espírito das músicas do padre Leonel vêm de Comboni e Cristo existente em nós”, diz Ana Batista em entrevista que vai ser hoje transmitida no programa ECCLESIA, na RTP2, a partir das 17h35.

Por sua vez, Eva Pinho acredita que a evangelização é feita “a cada dia”: “Não precisamos de dizer quem somos mas mostramos. Foi mais uma coisa que aprendi com eles, identificarmo-nos com este espírito”.

Para a baterista, o contacto com outras bandas e ver o trabalho que desenvolvem é importante para o seu crescimento e essa observação foi útil na edição em que a Banda Missio venceu o espaço "Teu Palco".

“Foi um abrir de olhos para ver que não é só em Portugal que investimos na música religiosa e por contrário a música brasileira eles investem muito nisso e tem uma mensagem brutal”, conta Eva Pinho.

“São experiência para nós. Eu fiquei extremamente contente ao ver o cartaz este ano com a Ir. Glenda (Chile) que é uma grande referência para qualquer banda deste género. Acho que Portugal tem de começar a crescer porque é bastante enriquecedor para qualquer jovem”, alertou Ana Batista.

A 7.ª edição do Festival Jota vai decorrer entre 25 e 27 de Julho na Paróquia de Carvalhais, em São Pedro do Sul, na Diocese de Viseu.

A Banda Missio actua no palco principal do Jota na noite de sábado, dia 26 de Julho, e o programa, que pode ser consultado em festivaljota.com, é composto por duas dezenas de concertos e ainda sessões de cinema, workshops e diversas actividades lúdicas.

HM/CB/OC
 





in

Sem comentários:

Enviar um comentário