Dois homens, um deles célebre modelo, e uma mulher
Da esquerda à direita: Dan, Rilene e Paul. |
Actualizado 29 de Julho de 2014
C.L. / ReL
Entre 17 e 20 de Julho teve lugar em Filadélfia (Estados Unidos) o encontro anual de Courage [Valentia], apostolado católico para pessoas com atracção pelo mesmo sexo, debaixo da presidência do arcebispo Charles J. Chaput.
Durante o evento apresentou o documentário Desire of the Everlasting Hills [O desejo das colinas eternas], em alusão à expressão que simboliza habitualmente o amor de Deus na devoção ao Sagrado Coração de Jesus, tomada das bendições de Jacob nas Sagradas Escrituras (Gen 49, 26).
A película apresenta com grande beleza formal o testemunho de três pessoas, dois homens (Dan e Paul) e uma mulher (Rilene), que partilham com o espectador o drama da sua vida homossexual, o sentido da sua luta pela castidade e a paz alcançada pela entrega a Deus no seio da Igreja.
"É impossível ver este importante documentário sem lágrimas, mas não lágrimas tristes, sim lágrimas felizes, lágrimas que vem de um movimento alegre do espírito. São pessoas profundamente feridas pelas decisões que tomaram e que combateram para alcançar uma paz profunda", comenta Austin Ruse, presidente do Instituto Católico pela Família e os Direitos Humanos, em Crisis Magazine.
Dan: duas formas de passar diante da catedral
Dan sentia-se atraído pelos homens, mas inicialmente repelia-o a relação sexual com eles. Depois da sua desagradável primeira experiência, invadiram-no a depressão e a vergonha: "Que fiz eu?", perguntava-se. Nunca pensou em suicidar-se, mas teria dado as boas-vindas à morte.
Orou ferventemente para que a sua atracção pelo mesmo sexo desaparecesse, e como isso não sucedeu, deu as costas a Deus. Acreditava n’Ele mas odiava-O, queria-O morto porque prometia coisas que não cumpria. Cada vez que passava por diante da catedral da sua cidade, dirigia-lhe um gesto obsceno. Voltou-se na vida gay.
Só teve um "namorado" real, e durante um tempo foi feliz. Mas ele queria formar uma família e ter filhos. Quando estava a ponto de dizer à sua família que vivia com um homem, enamorou-se de uma companheira de trabalho.
No seu testemunho, Dan explica que durante o ano que esteve com ela voltou a sentir que Deus o amava. E por isso, quando romperam e ele sentiu a tentação de procurar de novo relações homossexuais, venceu-a, convencido de que esse não era o caminho até à sua paz interior. E cita a C.S. Lewis para afirmar que, ante o sofrimento, a criança procura a segurança, mas o homem procura o significado. A "segurança" era dar as costas a Deus... E além disso a pornografia e as conversas pela internet. Mas desta vez Dan escolheu o significado.
Agora contempla toda a sua vida como uma procura para compreender-se a si mesmo e encontrar a consolação nos mandamentos da Lei de Deus. Já não levanta o dedo ao passar junto à catedral, que vê como um sinal de beleza e um porto no qual refugiar-se. "Fomos criados para algo melhor que para ceder. Toda a minha vida estive cedendo. Já não quero ceder mais, ainda que isso signifique uma vida como solteiro", explica Dan.
Paul: até que a Madre Angélica se converteu no seu segredo
Se o caso de Dan é o de um drama interior vivido numa cidade pequena, o de Paul é o de um modelo internacional na agitada Nova Iorque dos anos 70, depois de iniciar-se na vida gay aos 15 anos nas praias de Miami.
Naqueles dias "Manhattan era como um reino de fantasia: se eras bonito, estavas no céu". Boa parte do seu tempo passava-o ligando com homens. O seu apetite sexual era insaciável, "frenético": teve "dezenas, e logo centenas e inclusive milhares de pares, fazendo-se insensível ao que significa ser corpo e alma com alguém". Um dos seus amantes esteve entre as primeiras novecentas pessoas a quem se diagnosticou a sida: "90% dos meus amigos apanharam a enfermidade e morreram".
A ele não o preocupava a sida, porque assumia que, depois de tantos milhares de relações, estava infectado. Nem sequer tinha feito o teste. De facto, mudou-se para São Francisco para não morrer em Nova Iorque. Mas quando se descobriu o AZT, primeiro fármaco eficaz contra o VIH, sim quis fazer o teste.
E então, quando se dirigia ao laboratório com esse objectivo, a sua vida começou a mudar: "Recordo claramente que estava conduzindo pela Dolores Avenue sentindo-me sentenciado, quando um raio de sol atravessou a capota e me senti em paz e harmonia. Então escutei uma voz desde o centro do meu ser que me dizia: tu não tens sida porque tens demasiado que fazer para compensar como viveste". Quando o médico lhe confirmou que não estava doente, "foi a sensação mais maravilhosa do mundo".
Então conheceu a Madre Angélica. Uma manhã cedo, fazendo zapping na televisão depois de uma noite de sexo desbocado, encontrou-se "com uma imagem muito estranha". Chamou o seu par e assinalou-lhe o ecrã: ambos se riram da religiosa, que naquela época levava um remendo no olho e evidenciava sinais de um derrame cerebral. Gozaram com ela denominando-a "a monja pirata".
C.L. / ReL
Entre 17 e 20 de Julho teve lugar em Filadélfia (Estados Unidos) o encontro anual de Courage [Valentia], apostolado católico para pessoas com atracção pelo mesmo sexo, debaixo da presidência do arcebispo Charles J. Chaput.
Durante o evento apresentou o documentário Desire of the Everlasting Hills [O desejo das colinas eternas], em alusão à expressão que simboliza habitualmente o amor de Deus na devoção ao Sagrado Coração de Jesus, tomada das bendições de Jacob nas Sagradas Escrituras (Gen 49, 26).
A película apresenta com grande beleza formal o testemunho de três pessoas, dois homens (Dan e Paul) e uma mulher (Rilene), que partilham com o espectador o drama da sua vida homossexual, o sentido da sua luta pela castidade e a paz alcançada pela entrega a Deus no seio da Igreja.
"É impossível ver este importante documentário sem lágrimas, mas não lágrimas tristes, sim lágrimas felizes, lágrimas que vem de um movimento alegre do espírito. São pessoas profundamente feridas pelas decisões que tomaram e que combateram para alcançar uma paz profunda", comenta Austin Ruse, presidente do Instituto Católico pela Família e os Direitos Humanos, em Crisis Magazine.
Dan: duas formas de passar diante da catedral
Dan sentia-se atraído pelos homens, mas inicialmente repelia-o a relação sexual com eles. Depois da sua desagradável primeira experiência, invadiram-no a depressão e a vergonha: "Que fiz eu?", perguntava-se. Nunca pensou em suicidar-se, mas teria dado as boas-vindas à morte.
Orou ferventemente para que a sua atracção pelo mesmo sexo desaparecesse, e como isso não sucedeu, deu as costas a Deus. Acreditava n’Ele mas odiava-O, queria-O morto porque prometia coisas que não cumpria. Cada vez que passava por diante da catedral da sua cidade, dirigia-lhe um gesto obsceno. Voltou-se na vida gay.
Só teve um "namorado" real, e durante um tempo foi feliz. Mas ele queria formar uma família e ter filhos. Quando estava a ponto de dizer à sua família que vivia com um homem, enamorou-se de uma companheira de trabalho.
No seu testemunho, Dan explica que durante o ano que esteve com ela voltou a sentir que Deus o amava. E por isso, quando romperam e ele sentiu a tentação de procurar de novo relações homossexuais, venceu-a, convencido de que esse não era o caminho até à sua paz interior. E cita a C.S. Lewis para afirmar que, ante o sofrimento, a criança procura a segurança, mas o homem procura o significado. A "segurança" era dar as costas a Deus... E além disso a pornografia e as conversas pela internet. Mas desta vez Dan escolheu o significado.
Agora contempla toda a sua vida como uma procura para compreender-se a si mesmo e encontrar a consolação nos mandamentos da Lei de Deus. Já não levanta o dedo ao passar junto à catedral, que vê como um sinal de beleza e um porto no qual refugiar-se. "Fomos criados para algo melhor que para ceder. Toda a minha vida estive cedendo. Já não quero ceder mais, ainda que isso signifique uma vida como solteiro", explica Dan.
Paul: até que a Madre Angélica se converteu no seu segredo
Se o caso de Dan é o de um drama interior vivido numa cidade pequena, o de Paul é o de um modelo internacional na agitada Nova Iorque dos anos 70, depois de iniciar-se na vida gay aos 15 anos nas praias de Miami.
Naqueles dias "Manhattan era como um reino de fantasia: se eras bonito, estavas no céu". Boa parte do seu tempo passava-o ligando com homens. O seu apetite sexual era insaciável, "frenético": teve "dezenas, e logo centenas e inclusive milhares de pares, fazendo-se insensível ao que significa ser corpo e alma com alguém". Um dos seus amantes esteve entre as primeiras novecentas pessoas a quem se diagnosticou a sida: "90% dos meus amigos apanharam a enfermidade e morreram".
A ele não o preocupava a sida, porque assumia que, depois de tantos milhares de relações, estava infectado. Nem sequer tinha feito o teste. De facto, mudou-se para São Francisco para não morrer em Nova Iorque. Mas quando se descobriu o AZT, primeiro fármaco eficaz contra o VIH, sim quis fazer o teste.
E então, quando se dirigia ao laboratório com esse objectivo, a sua vida começou a mudar: "Recordo claramente que estava conduzindo pela Dolores Avenue sentindo-me sentenciado, quando um raio de sol atravessou a capota e me senti em paz e harmonia. Então escutei uma voz desde o centro do meu ser que me dizia: tu não tens sida porque tens demasiado que fazer para compensar como viveste". Quando o médico lhe confirmou que não estava doente, "foi a sensação mais maravilhosa do mundo".
Então conheceu a Madre Angélica. Uma manhã cedo, fazendo zapping na televisão depois de uma noite de sexo desbocado, encontrou-se "com uma imagem muito estranha". Chamou o seu par e assinalou-lhe o ecrã: ambos se riram da religiosa, que naquela época levava um remendo no olho e evidenciava sinais de um derrame cerebral. Gozaram com ela denominando-a "a monja pirata".
Sem dúvida, o seu "namorado", ao sair da casa, disse algo que a Paul lhe pareceu "inteligente, real e honesto": "Deus criou-nos a ti e a mim para sermos felizes nesta vida e na próxima. Ele cuida de ti. Ele vê cada um dos teus movimentos. Não conheces ninguém que possa fazer isso".
A partir daquele dia, a Madre Angélica converteu-se no segredo escondido de Paul. Mudava de canal quando o seu amigo entrava no quarto, mas quando saía voltava a sintonizar a EWTN. Começou a ir à igreja procurando que ninguém o visse para não perder amigos nem clientes. E acabou indo confessar-se: "Confessei pecados contra os Dez Mandamentos".
E agora recorda quando, rodeado de pessoas bonitas e famosas, contemplava a espectacular linha do céu [skyline] de Nova Iorque e sentia-se feliz e eufórico: "Essa felicidade e essa euforia, que me teria durado toda a vida, empalidece perante a que sinto ao tomar o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor na missa".
Rilene: 35 anos depois, umas palavras formosas
Rilene manteve, depois de um início imprevisto, uma relação lésbica durante 25 anos: "Encontrei-a durante uma festa. Havia uma rapariga, e por uma série de circunstâncias prestou-me atenção. Reconheceu algo em mim que eu não reconhecia em mim mesma".
Começaram uma relação que para isso começou sendo satisfatória: "Ela queria-me e eu necessitava que me quisessem". Começaram a conviver, e para Rilene chegou também o êxito nos negócios.
Vivia afastada de Deus, e pensar na Igreja produzia-lhe "um riso histérico": "Tudo isso da Igreja era para gente débil, gente incapaz de relacionar-se, pessoas pobres e enfermas que não sabem manejar as suas vidas".
Sem dúvida, com o passar dos anos começou a sentir que a relação com o seu par não preenchia o seu vazio interior. Faltava algo, um algo que sim podia fazê-la totalmente feliz. A sensação de controlar a sua vida e dirigi-la ao seu desejo triunfando em tudo começava a revelar-se falsa. Começou a compreender que há coisas que escapam ao nosso controlo, mas para uma pessoa na sua posição reconhecer isso exigia humildade e valentia. Rilene teve ambas as coisas, até compreender que a liberdade implica responsabilidade, isto é, assumir as consequências dos nossos actos. Fez perguntas do estilo "Como sei que estou dirigindo bem a minha vida? Que critério me permite chegar a uma conclusão a respeito? Tem a minha vida um propósito? Que significa estar satisfeito e em paz?".
E descobriu que onde encontrava resposta a essas interrogações era nessa Igreja da que antes se ria, e entre esses cristãos objecto da sua zombaria. Sumida num processo de depressão, começou a sair dele quando voltou aos templos que não tinha frequentado em anos, também por conselho da sua terapeuta. Foi à missa: "Nada tinha mudado, eu conhecia as respostas e as orações". Ao chegar o momento da comunhão, o seu desejo mais profundo era comungar: "Eu sabia que não estava em estado de graça e não o fiz. Mas foi o desejo mais forte de algo que tinha tido na minha vida".
Na semana seguinte foi confessar-se. Era 4 de Julho (Dia da Independência), assim não havia ninguém: "Graças a Deus! Assim que me ajoelhei e disse essas palavras realmente tão formosas: ´Bendiga-me, padre, porque pequei´. Tinham passado 35 anos desde a minha última confissão". Estive 45 minutos no confessionário, experimentando "um esmagador sentimento de gratidão": "Nunca o esquecerei. Agora estou a salvo. E estou em casa".
Clique aqui para ver a película na sua integridade (em inglês). Abaixo oferecemos-te o trailer.
A partir daquele dia, a Madre Angélica converteu-se no segredo escondido de Paul. Mudava de canal quando o seu amigo entrava no quarto, mas quando saía voltava a sintonizar a EWTN. Começou a ir à igreja procurando que ninguém o visse para não perder amigos nem clientes. E acabou indo confessar-se: "Confessei pecados contra os Dez Mandamentos".
E agora recorda quando, rodeado de pessoas bonitas e famosas, contemplava a espectacular linha do céu [skyline] de Nova Iorque e sentia-se feliz e eufórico: "Essa felicidade e essa euforia, que me teria durado toda a vida, empalidece perante a que sinto ao tomar o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor na missa".
Rilene: 35 anos depois, umas palavras formosas
Rilene manteve, depois de um início imprevisto, uma relação lésbica durante 25 anos: "Encontrei-a durante uma festa. Havia uma rapariga, e por uma série de circunstâncias prestou-me atenção. Reconheceu algo em mim que eu não reconhecia em mim mesma".
Começaram uma relação que para isso começou sendo satisfatória: "Ela queria-me e eu necessitava que me quisessem". Começaram a conviver, e para Rilene chegou também o êxito nos negócios.
Vivia afastada de Deus, e pensar na Igreja produzia-lhe "um riso histérico": "Tudo isso da Igreja era para gente débil, gente incapaz de relacionar-se, pessoas pobres e enfermas que não sabem manejar as suas vidas".
Sem dúvida, com o passar dos anos começou a sentir que a relação com o seu par não preenchia o seu vazio interior. Faltava algo, um algo que sim podia fazê-la totalmente feliz. A sensação de controlar a sua vida e dirigi-la ao seu desejo triunfando em tudo começava a revelar-se falsa. Começou a compreender que há coisas que escapam ao nosso controlo, mas para uma pessoa na sua posição reconhecer isso exigia humildade e valentia. Rilene teve ambas as coisas, até compreender que a liberdade implica responsabilidade, isto é, assumir as consequências dos nossos actos. Fez perguntas do estilo "Como sei que estou dirigindo bem a minha vida? Que critério me permite chegar a uma conclusão a respeito? Tem a minha vida um propósito? Que significa estar satisfeito e em paz?".
E descobriu que onde encontrava resposta a essas interrogações era nessa Igreja da que antes se ria, e entre esses cristãos objecto da sua zombaria. Sumida num processo de depressão, começou a sair dele quando voltou aos templos que não tinha frequentado em anos, também por conselho da sua terapeuta. Foi à missa: "Nada tinha mudado, eu conhecia as respostas e as orações". Ao chegar o momento da comunhão, o seu desejo mais profundo era comungar: "Eu sabia que não estava em estado de graça e não o fiz. Mas foi o desejo mais forte de algo que tinha tido na minha vida".
Na semana seguinte foi confessar-se. Era 4 de Julho (Dia da Independência), assim não havia ninguém: "Graças a Deus! Assim que me ajoelhei e disse essas palavras realmente tão formosas: ´Bendiga-me, padre, porque pequei´. Tinham passado 35 anos desde a minha última confissão". Estive 45 minutos no confessionário, experimentando "um esmagador sentimento de gratidão": "Nunca o esquecerei. Agora estou a salvo. E estou em casa".
Clique aqui para ver a película na sua integridade (em inglês). Abaixo oferecemos-te o trailer.
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