Páginas

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O padre Hartley, a família Hoyt, o ciclista Bartali… 32 testemunhos para «matar o egoísmo»

Histórias de superação e luta que mostram um caminho 

A surfista Bethany Hamilton, a ex-mendiga Liz Murray, a
doutora Zilda e o padre Hartley... Contra o egoísmo
Actualizado 11 de Julho de 2014

ReL

Escreve Pepe Álvarez das Asturias que "cada época tem os seus loucos, os seus revolucionários, os que dão uma volta — ou uma revolução — aos valores que regem o seu tempo".

Ele reuniu 32 testemunhos deste tipo de pessoas no seu livro A Morte do Egoísmo.

"Num mundo de valores ocos, de insatisfação permanente, de vaidade e ambição desmedidas, de egoísmo sem mais, os protagonistas destas 32 histórias decidiram um dia que a verdadeira felicidade está em entregar-se aos demais", acrescenta.

Alguns são personagens célebres como a Madre Teresa, a brasileira Zilda Arns criadora da Pastoral da Infância, o desportista Paco Fernández Ochoa, o psicólogo Victor Frankl com o seu homem em busca do sentido...

Outros são menos populares ou desconhecidos: jovens, desportistas, religiosos, mendigos…

Mas todos os testemunhos recolhidos dão uma linda lição de generosidade. "Ensinam o caminho a seguir para conseguir, entre todos, a morte do egoísmo".

O que destaca disso é que escolheram o caminho mais difícil para alcançar o êxito: o caminho do sacrifício, o da entrega, o do esforço, o da bondade...

"É o caminho que escolheram todos os protagonistas deste livro. Dar. Dar-se. Almas altruístas, lutadores, heróis silenciosos e anónimos, famílias com a vida — aparentemente — contra, presumíveis incapacitados com uma imensa capacidade de amar…", assinala o escritor.

Álvarez de las Asturias considera que "estas histórias e vidas reais demonstram que ainda temos remédio. Que dar uma volta aos vãos valores que regem o nosso mundo é possível. Que todavia há esperança. E que qualquer acto de bondade, por insignificante que pareça, tem consequências inabarcáveis".

E saem histórias assim:
  • Javi, um mendigo que decidiu mudar de vida e lutar pela vida da sua filha;
  • Dick Hoyt, que correu centenas de maratonas carregando com o seu filho (enfermo de paralisia cerebral), só por vê-lo sorrir;
  • o missionário espanhol Christopher Hartley, que viveu ameaçado de morte durante nove anos por defender os direitos dos escravos do açúcar na República Dominicana (história explicada com mais detalhe no apaixonante livro Escravos no Paraíso, de Jesús García);
  • Gino Bartali, herói nacional do ciclismo que salvou a vida de 800 judeus na Itália fascista;
  • Rocío e María, dois jovens que foram aos cantos mais miseráveis do planeta a levar um pouco de esperança;
  • Jaime e Jacobo, que percorrem centenas de milhas a nado pelos que não podem nadar;
  • Lola Bogas, cuja cegueira total não a impede seguir exercendo a sua vocação de maestra;
  • Liz Murray, filha de pais toxicodependentes, que conseguiu sair da rua para estudar em Harvard e, de passagem, ajudar outros jovens com menos fortuna…
...e muitas mais histórias.

"São lições que nos inspiram, que nos ensinam a pensar um pouco mais no do lado, e no de baixo. Vidas que nos recordam perguntar-nos cada noite: que fiz hoje pelos demais, que fiz hoje para ser melhor pessoa?", comenta o escritor.

O livro recorda o provérbio indiano que repetia tanto Madre Teresa: “Tudo o que não se dá, perde-se”.

E também um dito do Papa Francisco: “O que se partilha multiplica-se”.

"O caminho que escolheram os protagonistas deste livro, do primeiro ao último, foi precisamente este: dar-se, partilhar-se. Quantos mais sejamos, quanto mais façamos, mais próximo estaremos de matar o egoísmo", afirma Álvarez de las Asturias.


FICHA TÉCNICA COMPRA ONLINE
Título La muerte del egoísmo. Historias reales y extraordinarias de entrega a los demás Ocio Hispano
Autor: Pepe Álvarez de las Asturias
Editora: Palabra
Páginas: 208 páginas
Preço: 17,50 €


in


Sem comentários:

Enviar um comentário