Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Papa nomeia o cardeal Cañizares arcebispo de Valência

O cardeal deixa o seu cargo no Vaticano como prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos


Roma, 28 de Agosto de 2014 (Zenit.org)


O Santo Padre nomeou o Cardeal Antonio Cañizares Llovera como novo arcebispo de Valência na Espanha. O até então arcebispo de Valência, Dom Carlos Osorio foi nomeado arcebispo de Madrid, em substituição do cardeal Antonio María Rouco Varela.

O cardeal Antonio Cañizares Llovera tem sido até agora prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e é arcebispo emérito de Toledo (Espanha).

Nascido em Utiel (Valência), em 10 de Outubro de 1945, estudou no seminário diocesano de Valência e se formou em teologia na Pontifícia Universidade de Salamanca, onde obteve seu doutorado na especialização da catequese. Morou em Valência nos inícios de seu ministério. Foi, então, coadjutor da paróquia de San Gerardo de Madrid. Fundador e primeiro presidente da Associação Espanhola de catequistas.

Ordenado bispo de Ávila em 1992 por João Paulo II e em 1996, nomeado arcebispo de Granada. Em Outubro de 2002, João Paulo II nomeou-o Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha.

Dedicou a maior parte de sua vida ao ensino. Ministrou conferências e cursos em toda a Espanha e tem participado em congressos, simpósios e outros eventos científicos na Itália, França, Portugal, Jerusalém, EUA e Brasil. Fundador e primeiro Reitor da Universidade Católica "Santa Teresa de Jesus" e chanceler e promotor da Universidade Católica "San Antonio de Pádua" em Múrcia e autor de livros como São Tomás de Villanova, testemunha da pregação do século XVI e A evangelização hoje.

É cardeal desde 2006 e, em 2008, o Papa Bento XVI nomeou-o Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário