Páginas

sábado, 9 de agosto de 2014

Recomeçam os bombardeios em Gaza

Os diálogos no Cairo não levaram ao prolongamento da trégua


Roma, 08 de Agosto de 2014 (Zenit.org)


As bombas e foguetes quebraram a esperança. Às 4h da manhã de hoje, 4 horas antes da expiração da trégua de 72 horas, recomeçaram as actividades bélicas na Faixa de Gaza. Novos mísseis israelitas foram lançados, e mísseis do Hamas voltaram a ser lançados contra as cidades de Eshkol, Sderot e Ashkelon.

Na verdade, já ontem à noite tinha se difundido a sensação de que a trégua não seria prolongada: fontes palestinianas tinham comunicado que os diálogos entre as partes e o Cairo não tinha produzido frutos. Os pedidos do Hamas e de Israel foram reciprocamente rejeitados. Se a organização islâmica não conseguiu obter o fim do bloco e a reabertura das passagens e do porto de Gaza, Israel viu rejeitada a proposta de desmilitarização de toda a Faixa.

Enquanto Peter Lerner, porta-voz do Exército de Israel, anuncia que “continuaremos a atacar o Hamas, as suas infraestruturas, os seus operativos e traremos de volta a segurança para o Estado de Israel”, as autoridades egípcias decidiram reabrir “excepcionalmente” a passagem de Rafah na fronteira com a Faixa para prestar socorro aos palestinianos feridos.

Feridos que passam os 9.567, incluindo pelo menos 2.878 crianças, 1.854 mulheres e mais de dois mil idosos. Desde o último 8 de Julho, início da operação "Muro Defensivo", o número de vítimas palestinianas teria excedido 1.900. 

Sem comentários:

Enviar um comentário