Páginas

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Futebol e solidariedade na Alemanha

No Borussia Park, em Mönchengladbach, uma representação do Vaticano enfrentou a equipe de ex-jogadores alemães em um evento beneficente


Roma, 12 de Agosto de 2014 (Zenit.org)


Um discreto público esteve presente no domingo, 10 de Agosto, no Parque Borussia Mönchengladbach (Alemanha). No rectângulo verde, no entanto, não estavam as estrelas da Bundesliga, mas uma representação do Vaticano e do Weisweiler Elf, equipa formada por ex-jogadores de futebol alemães em actividade entre os 70 e 90 anos, que leva o nome de um treinador histórico de Borussia Mönchengladbach que morreu em 2005.

As dez mil pessoas que estavam nas arquibancadas se divertiram ao ver um espectáculo "amigável", mas , sobretudo contribuíram comprando o bilhete do evento, que arrecadou fundos para ajudar crianças carentes. O pedido para este jogo foi feito por Bento XVI, e depois aceito e promulgado pelo Papa Francisco.

Entre os promotores do encontro, Rainer Bonhof, vice-presidente do Borussia Mönchengladbach, ex-campeão mundial da Alemanha em 1974, e Bruno Sieg, representante da Big Shoe, uma associação que, através da colaboração de várias empresas alemãs actua no âmbito da solidariedade para com os pequenos.

O resultado final foi 8-1 para o Weisweiler Elf. A representação do Vaticano, no entanto, resistiu aos ataques dos adversários mais qualificados ao longo do primeiro tempo, que terminou em 0 a 0. No segundo tempo do jogo, o único golo da equipa da camisa amarela e branca foi assinado por um jogador da Guarda Suíça Pontifícia.

Mons. Markus Heinze, da Secretaria de Estado do Vaticano, um dos organizadores do encontro, falou à Rádio Vaticano sobre essa "experiência única". "Tudo começou - explica ele -, há alguns anos por uma iniciativa da Associação BigShoe em prol das crianças que sofrem nos países em desenvolvimento, não directamente ligada ao Borussia M., mas com a qual colaboram diversas empresas do futebol alemão. Este também foi o objectivo do jogo na Alemanha, em prol das crianças que necessitam de assistência médica e medicamentos".

(Trad.:MEM)

Sem comentários:

Enviar um comentário