Miguel Pajares, da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, era missionário na Libéria quando foi contagiado
Roma, 12 de Agosto de 2014 (Zenit.org)
Irmão Miguel Pajares, infectado pelo vírus Ebola, morreu
nesta terça-feira no Hospital Carlos III em Madrid, conforme comunicado
da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (OHSJD). O padre espanhol, 75
anos, foi infectado na Libéria, onde era missionário.
Pajares foi repatriado em um avião de Monrovia (Libéria) em 7 de Agosto, junto com a freira Juliana Bonoha, que não está infectada. A
morte do irmão Michael é o primeiro caso na Europa.
A OHSJD agradece "todas as manifestações de apoio que recebeu do
governo, da sociedade em geral e, particularmente, o bom trabalho dos
profissionais do hospital que atenderam Pajares".
A confirmação de que o irmão Miguel estava infectado com Ebola chegou
na terça-feira, 5 de Agosto, junto com o mesmo diagnostico das Irmãs
Missionárias da Imaculada Conceição, Chantal Pascaline Mutwamene e
Paciencia Melgar. Todos eles estavam no Hospital San José, em Monróvia,
que permanece fechado e em quarentena desde a morte do director, o irmão
Patrick Nshamdze. Pajares é o quarto falecido que trabalhava neste
hospital, depois de Geroge Combey irmão da mesma ordem, e a religiosa
Chantal Pascaline que faleceu no último sábado.
A Organização Mundial da Saúde constatou na sexta-feira passada que
as condições foram suficientes para declarar uma situação de emergência
na saúde pública, a nível internacional. O actual surto de EVE, explica a
OMS, começou na Guiné em Dezembro de 2013, e depois foi detectado
também na Libéria, Nigéria e Serra Leoa. Desde 04 de Agosto de 2014, os
quatro países relataram 1.711 casos (1.070 confirmados, 436 prováveis e
205 possível), 932 deles fatais. Este é o maior surto de EVE
registado até agora.
(Trad.:MEM)
(12 de Agosto de 2014) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário