Páginas

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Falece religioso espanhol infectado com Ebola

Miguel Pajares, da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, era missionário na Libéria quando foi contagiado

Roma, 12 de Agosto de 2014 (Zenit.org)


Irmão Miguel Pajares, infectado pelo vírus Ebola, morreu nesta terça-feira no Hospital Carlos III em Madrid, conforme comunicado da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (OHSJD). O padre espanhol, 75 anos, foi infectado na Libéria, onde era missionário.

Pajares foi repatriado em um avião de Monrovia (Libéria) em 7 de Agosto, junto com a freira Juliana Bonoha, que não está infectada. A morte do irmão Michael é o primeiro caso na Europa.

A OHSJD agradece "todas as manifestações de apoio que recebeu do governo, da sociedade em geral e, particularmente, o bom trabalho dos profissionais do hospital que atenderam Pajares".

A confirmação de que o irmão Miguel estava infectado com Ebola chegou na terça-feira, 5 de Agosto, junto com o mesmo diagnostico das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, Chantal Pascaline Mutwamene e Paciencia Melgar. Todos eles estavam no Hospital San José, em Monróvia, que permanece fechado e em quarentena desde a morte do director, o irmão Patrick Nshamdze. Pajares é o quarto falecido que trabalhava neste hospital, depois de Geroge Combey irmão da mesma ordem, e a religiosa Chantal Pascaline que faleceu no último sábado.

A Organização Mundial da Saúde constatou na sexta-feira passada que as condições foram suficientes para declarar uma situação de emergência na saúde pública, a nível internacional. O actual surto de EVE, explica a OMS, começou na Guiné em Dezembro de 2013, e depois foi detectado também na Libéria, Nigéria e Serra Leoa. Desde 04 de Agosto de 2014, os quatro países relataram 1.711 casos (1.070 confirmados, 436 prováveis e 205 ​​possível), 932 deles fatais. Este é o maior surto de EVE registado até agora.

(Trad.:MEM)

Sem comentários:

Enviar um comentário