Cerca de dez mil jovens presentes na Missa de abertura do evento presidida por mons. Lazzaro You Heung-sik, esperando a chegada de Francisco
Roma, 13 de Agosto de 2014 (Zenit.org)
O clima é de festa em Daejeon, onde cerca de 10 mil jovens
celebraram a abertura da Sexta Jornada asiática da Juventude e a
terceira da Coreia. Centenas de bandeiras coreanas e de várias nações
asiáticas, cantos e danças sob um céu cinza e carregado de chuva, -
relata a agência de notícias Asia News - marcou o início do evento, que
se tornou ainda mais jubiloso pela expectativa do Papa Francisco que
celebrará ali a Missa da Assunção, sexta-feira, 15 de Agosto.
Presidindo a missa inaugural, o Bispo mons. Lazzaro You Heung-sik
que desejou um compromisso por parte de todos os presentes “para fazer
da Igreja asiática uma realidade mais jovem e mais missionária”. Isso,
disse, “acontecerá somente quando vocês sejam solidários com o Papa e
com a sua Evangelii Gaudium. Estudem e façam grande a nossa
comunidade!”.
A convite do bispo foi saudado por um grande aplauso. Com ele no
altar, montado ao estilo do santuário de Salomão – lugar de nascimento
do primeiro sacerdote coreano, Santo André Kim Taegon -, estava também o
secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, Mons. Savio
Hon Tai-fai.
Antes da missa, informa AsiaNews, as delegações interpretaram cantos e
músicas das diferentes tradições nacionais, mesmo se os "destaques" das
apresentações tenham sido reservadas para a chegada de Bergoglio.
Durante a sua homilia, mons. You pediu para "semear o amor sempre e
em qualquer lugar, para que esteja entre nós. Peçamos a Deus, que é a
fonte do amor, que nos dê a graça para amar a nós mesmos e nossos
próximos".
"Vocês, jovens - disse o prelado – deveriam ser um 'grito no
deserto', que pudesse falar com coragem dos problemas de hoje, sem
negá-los, mas sem estar envolvidos neles. A juventude que vocês têm não é
uma ilusão sem substância que passa com o tempo: a Igreja a considera
como um valor infinitamente amável e precioso e espera que seja usada
para o serviço da verdade”.
Por fim, o pedido inesquecível de João Paulo II aos jovens de todos
os tempos: “Não tenhais medo”, “errar não é um fracasso – afirmou You – .
Basta recomeçar humildemente e com coragem”. Portanto, o desejo de
“colocar no centro da vida Jesus” e de “ter o coração aberto a todo o
mundo”, sem “desafiá-lo ou aceitar só o melhor”, mas “aceita-lo como é,
seguindo o ensinamento do Senhor”.
(13 de Agosto de 2014) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário