Páginas

domingo, 2 de junho de 2019

Uma pedra no sapato

O ministro da cultura do Vaticano veio ao nosso país dizer que a Igreja tem de encontrar uma nova “linguagem” para comunicar com o mundo contemporâneo.
“As verdadeiras relações humanas são feitas olhos nos olhos”, afirmou em entrevista à Agência ECCLESIA, sublinhando ainda que o cristianismo nunca se deve render à onda da opinião dominante, “da aceitação fácil de alguns pseudovalores, só porque é o caminho mais fácil” e deve ser uma “pedra no sapato” na contemporaneidade.
Uma entrevista para ler no portal de informação que destaca hoje ainda a carta pastoral dos bispos portugueses, aprovada na última Assembleia Plenária. Trata-se de «A alegria do amor no matrimónio cristão» e compreende orientações sobre divorciados recasados, encaminhando estas situações para os bispos diocesanos.
“As paróquias, os movimentos e outras instituições da Igreja e casais mais amadurecidos são chamados a apoiar os casais cristãos, especialmente quando surgem crises. Através do seu testemunho experiente e, quando necessário, de ajudas especializadas é possível recordar que o casamento é uma tarefa a dois que implica ultrapassar obstáculos, e que uma crise pode ser uma oportunidade para recomeçar e renovar a mútua entrega e fidelidade”, pode ler-se no documento que pode ler no site da Conferência Episcopal portuguesa.
Numa altura em que várias dioceses publicaram ou preparam documentos sobre a aplicação das propostas para a pastoral familiar, sobre o tema, nomeadamente no que respeita ao capítulo VIII da ‘Amoris Laetitia’, a presente carta pastoral confirma as orientações da Exortação apostólica do Papa Francisco do acompanhamento de cada bispo diocesano.
A publicação da carta pastoral acontece numa altura em que a Igreja em Portugal se prepara para assinalar a Semana da Vida, entre 12 e 19.
Recordamos-lhe ainda que ontem foi dia de audiência geral no Vaticano e o Papa, após uma noite de descanso finda a viagem à Macedónia, recordou aos peregrinos na Praça de São Pedro, o acolhimento e a capacidade de integrar na sociedade a diversidade étnica e religiosa os refugiados.
Palavras que recordaram uma viagem de três dias ao Leste da Europa, com destaque para a homenagem à Madre Teresa de Calcutá, na sua terra natal, Skopje.
Mas há mais para conhecer e ler no portal de informação da Agência Ecclesia. Passe por lá e tenha um excelente dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário