Páginas

domingo, 9 de junho de 2019

Um novo bispo para Vila Real no domingo do «bom pastor»

Bom dia e paz e bem!!
“Tenho um grande respeito pela sua história de diocese quase centenária, cujas raízes cristãs mergulham bem fundo na história” - D. António Augusto Azevedo
O Papa Francisco nomeou este sábado um novo bispo para a Diocese de Vila Real. A nomeação de D. António Augusto Azevedo, até agora bispo auxiliar do Porto, foi conhecida quando a Igreja se preparava para viver o IV domingo da Páscoa que é dedicado ao «bom pastor», no encerramento da Semana de Oração pelas Vocações.
A entrada solene vai decorrer no dia 30 de junho, na Sé de Vila Real e o novo bispo diocesano vai substituir D. Amândio Tomás que esteve nesta Igreja local de 2011 a 2019, depois de três anos como coadjutor.
A Diocese de Vila Real foi criada pelo Papa Pio XI pela Bula ‘Apostolicae Praedecessorum Nostrorum’, de 20 de abril de 1922, tem 4.273,20 km2 e 264 Paróquias;

Hoje, a partir das 16h00, com uma conferência de imprensa, começa a peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima.
Este ano vai ser presidida por D. Luís António Tagle, cardeal de Manila (Filipinas) e Cáritas Internacional, que visita a Cova da Iria pela quarta vez.
“Lembro-me que quando era criança, em Manila, a primeira oração que aprendi, além do Pai-Nosso, foi a Avé Maria. Os mais novos aprendiam a rezar o Rosário e andavam de casa em casa a levar esta oração aos vizinhos”, disse em declarações à Agência ECCLESIA.
Programa da peregrinação: Saudação inicial a Nossa Senhora, às 18h30, e terço às 21h30, seguido da Procissão das velas e Missa; Segunda-feira, dia 13, as celebrações começam com o terço, às 9h00, e depois a Eucaristia no Recinto de Oração e Procissão do Adeus.
A Igreja Católica em Portugal vai celebrar de 12 a 19 de maio a Semana da Vida 2019, iniciativa que quer destacar a “importância decisiva da Família na defesa da Vida”, afirmando que este é um valor inquestionável.
O programa de rádio Ecclesia, na Antena 1 da emissora pública, a partir das 06h00, e o «70x7», a partir das 18h02na RTP2, falam e levam-nos até Fátima. A não perder, mas depois fica tudo disponível em www.agencia.ecclesia.pt
Cumprimentos e votos de bom domingo,
Carlos Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário