Páginas

domingo, 9 de junho de 2019

Bendita vergonha

Não é exclusivo da era da imagem e da mediatização, as ações espetaculares conseguiram sempre apaziguar os ânimos da multidão, mas apenas isso...  A propósito do trabalho da Igreja no combate e prevenção dos abusos sexuais, o Papa ousou dizer: «Se tivéssemos enforcado 100 padres abusadores todos ficavam felizes, mas não teríamos resolvido o problema». Diante de 800 religiosas da União Internacional das Superiores-gerais, Francisco reconheceu a vergonha que a Igreja sente “mas bendita vergonha, porque a vergonha é uma graça de Deus, estamos a caminhar para diante, passo a passo, para resolver este problema”. Nos últimos dias, o Papa determinou que todas as dioceses católicas no mundo deverão criar até 2020 estruturas para receber e lidar com denúncias de eventuais casos de abusos sexuais.
O Instituto São João de Deus, em Lisboa, acolhe hoje a primeira sessão da formação em ‘Ética Médica’ promovida pela Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP). O arranque dos trabalhos conta com a presença de D. Manuel Clemente que participa no lançamento do livro ‘Reflexões sobre Ética Médica’. Na formação podem participar todos os profissionais e estudantes das diferentes áreas da Saúde e da Medicina em Portugal. Pedro Afonso presidente da AMCP refere que “apesar de a sociedade estar em constante mudança e os avanços científicos obrigarem a uma permanente atualização, existe um conjunto de princípios éticos que não são negociáveis; por conseguinte, são intemporais” o que torna a formação em ética “essencial num período conturbado como o atual”.
O cardeal Luis António Tagle, presidente da Caritas Internationalis, vai estar hoje presente, na inauguração da exposição «Migrações e Desenvolvimento», em Leiria. Este evento decorre na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, naquela cidade, entre as 14h15 e as 15h15, e é promovido pela Cáritas Portuguesa e pela Cáritas Diocesana de Leiria. A iniciativa dirigida ao público jovem para “uma melhor compreensão entre Migrações e Desenvolvimento» conta com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações, Obra Católica Portuguesa de Migrações e da Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã.
Tenha um grande dia
Henrique Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário