Páginas

domingo, 23 de junho de 2019

Para-raios

É este o segundo Domingo da Páscoa, o Domingo da Misericórdia, e é do tema da Misericórdia que trataremos agora. E a que propósito vem o para-raios? Pois, não só pedirei ajuda a Benjamin Franklin, que foi o seu inventor em 1752, como a Michael Faraday e à “gaiola” por ele inventada e experimentada em 1930. Vamos a isso.

Todos conhecemos os perigos que acompanham as tempestades, particularmente se há queda de raios, o que pode ser fatal para os homens e ruinoso para edificações e para os bens nelas protegidos, sejam produtos agrícolas, animais, obras de arte ou meros utensílios. O para-raios, colocado em locais elevados, como uma torre, não só atrai a si o raio como permite “encaminhá-lo”, através de um fio metálico, para a terra sem causar danos. A “gaiola de Faraday” é uma espécie de caixa, ou “gaiola”, que serve de barreira contra campos eléctricos ou magnéticos, protegendo o que se encontra no seu interior [1]. Hoje em dia, quase todas as construções (os navios também) são como que “envolvidas” numa espécie armação metálica - gaiola - e encimadas por um para-raios que as mantêm protegidas dos raios.

Esse foi, continua e continuará a ser, o papel dos mártires que seguem o exemplo de Jesus Cristo. Há precisamente oito dias, os atentados no Sri Lanka, vitimaram fiéis que assistiam à Missa de Páscoa em quatro igrejas, e também a pessoas alojadas em quatro hotéis. Existe negação de Deus, visível na perseguição feita a pessoas de Fé, sobretudo aos cristãos católicos. São estes os nossos para-raios, aqueles que atraem sobre si os raios dos ódios, invejas, cobiças, prepotências... protegendo os que se abrigam dentro da “gaiola de Faraday” que é a Igreja Católica Apostólica Romana liderada por Pedro.

Os últimos papas têm-nos recordado muito o dever de viver a Misericórdia seguindo o exemplo de Cristo. Recorde-se a festa da Misericórdia, que hoje celebramos por ser o segundo Domingo da Páscoa, e foi instituída por João Paulo II, segundo as revelações feitas a Stª Faustina; e os Anos ou Jubileus da Misericórdia que se repetem cada 50 anos; o último iniciou-se a 8 de dezembro de 2015 e terminou a 20 de novembro de 2016. Porém, o Papa Francisco não se cansa de nos recordar e exortar a viver as obras de misericórdia todos os dias e em momentos normais com gestos normais de cristãos normais e correntes. Os mártires do Sri Lanka não esperavam ser vítimas de um atentado, mas foram-no por serem cristãos que cumpriam com os seu dever de participar na Missa dominical, no sacrifício de Cristo que se renova em cada Missa. Muito provavelmente, os seus assassinos não os conheciam, mas Deus escolheu-os, como aos apóstolos, para serem nossos intercessores junto do Pai.

Também é comum encontrarmos “para-raios” na nossa vida corrente. São aquelas pessoas que sabem calar as críticas e desviar as conversas desagradáveis; os professores que além de ciência nos enriquecem com lições práticas de bem fazer para evitar erros habituais; os pais que nos protegem com a sua sabedoria e  bons conselhos; as mães que chamam a si a resolução de conflitos familiares, fazendo-os deslizar pelos fios da conversa carinhosa e da compreensão que leva ao perdão e ao esquecimento.

Que sorte têm aqueles que vivem entre pessoas que exercem o papel de para-raios e gaiolas de Faraday! Que louvores merecem aqueles que, à imitação do Mestre, cumprem com a suas obrigações habituais e se tornam assim, não só bons para-raios e gaiolas de Faraday, mas verdadeiros mártires.

Isabel Vasco Costa


[1] É fácil investigar na internet, para melhor compreensão destes inventos e sua aplicação. Não é este, porém, o objetivo do artigo.



Sem comentários:

Enviar um comentário