Páginas

domingo, 16 de junho de 2019

Uma imagem no coração

Bom dia a si que nos acompanha nesta manhã.
Permitam-me que comece com um apontamento mais pessoal, sob a forma de imagem, com evocações da terra onde nasci e daquela onde cresci. Em particular, a bandeira da Venezuela é muito significativa, neste momento.
Não houve calor que afastasse os peregrinos de Fátima, onde o cardeal D. António Marto elogiou o testemunho “impressionante” de quem acorreu à Cova da Iria. “Parabéns, muitos parabéns, e muito obrigado pelo vosso impressionante testemunho de fé, que muito me alegra e me conforta”.
As celebrações foram presididas pelo cardeal filipino Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila, cuja homilia questionou os ideais de sucesso da sociedade, a que contrapôs as propostas da fé católica.

A Igreja Católica em Portugal está a celebrar, até domingo, a Semana da Vida 2019, iniciativa que quer destacar a “importância decisiva da Família na defesa da Vida”, afirmando que este é um valor inquestionável.

Na próxima sexta-feira comemora-se o Dia da Faculdade de Teologia, este ano a celebrar 50 anos de história. Um tema em destaque, hoje, no programa ECCLESIA, tanto na RTP 2 (15h00) como na Antena 1 da rádio pública (22h45).

Uma nota final “litúrgica”. Após a morte de Judas, os apóstolos continuaram a ser doze. O "sucessor" é evocado hoje pela Igreja Católica: São Matias, que seguiu Jesus desde o Batismo de João até ao dia em que Cristo subiu ao Céu. Um nome muitas vezes esquecido, mas que pelo menos nesta data poderemos evocar, como testemunha da ressurreição.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre.
Octávio Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário