Páginas

domingo, 30 de junho de 2019

Sim, são cem!



Uma centena de mulheres africanas terão acesso a bolsas de estudo em universidades espanholas e africanas, graças aos donativos recolhidos na beatificação da química madrilena do Opus Dei Guadalupe Ortiz de Landázuri, que subiu aos altares no passado dia 18 de maio de 2019.

As bolsas serão concedidas por 10 anos através do projeto 'Becas Guadalupe' da ONG Harambee, e visam promover a liderança das mulheres africanas na investigação científica, para que possam fomentar e aumentar a capacidade dos centros de investigação dos seus próprios países.

Ortiz de Landázuri chegou à santidade "como uma pessoa que encontrou intimidade com Jesus Cristo no seu trabalho diário e contagiou esse amor no seu próprio ambiente". Com uma vida normal, santificou-se nas suas tarefas quotidianas levando o espírito cristão tanto às pessoas mais desfavorecidas como às suas iguais, através do seu trabalho como professora de química ". A sua biografia é uma profunda ligação ao modelo dos "santos de ao pé da porta", sugerido pelo Papa Francisco na sua exortação apostólica Gaudete et Exsultate.


Guadalupe também se destacou por ser uma mulher pioneira no seu tempo, uma das primeiras mulheres que estudou uma carreira de ciências na Universidade Espanhola, nuns anos em que a presença feminina nas salas de aula era muito pequena, e que aspirou e obteve o grau de doutor, graças, precisamente, a uma bolsa concedida pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC).

Em solidariedade com esta Professora e Investigadora de Química com intensa vida espiritual, 100 mulheres africanas receberão uma bolsa de estudos graças à sua beatificação.

por Mariano Romero



Sem comentários:

Enviar um comentário