Páginas

domingo, 23 de junho de 2019

Agonia do bom senso

Há duas manifestações contemporâneas que clamam pelo bom senso. Uma delas é a que traz de volta a discussão sobre paternidade responsável. No mundo já se viu de tudo, desde as campanhas de esterilização em massa na Índia, sob condições precárias que levaram muitas mulheres à morte, por hemorragia e infecção, até a acusação de que a Agência de Desenvolvimento Internacional dos EUA (USAID) planeou interferências desta natureza na América Latina, como parte do Memorando 200, um documento secreto da década de setenta.

A crer no teor atribuído ao documento, que também ficou conhecido como "Relatório Kissinger", os EUA estariam preocupados com o crescimento populacional em países pobres responsáveis pelo suprimento de recursos minerais, dentre os quais o Brasil. Instabilidades políticas, provocadas pelo crescimento populacional desestruturado, poderiam comprometer a livre exploração dos recursos necessários à economia norte-americana.

Não parece mesmo à toa o debate em torno da atribuição do Nobel da Paz a Kissinger, em 1973. A revista Time lembra que a premiação foi a mais controversa até então, porquanto os críticos acusavam Kissinger de suposto envolvimento como Secretário de estado na operação Condor e a campanha de bombardeio no Camboja. Para complicar um pouco mais a situação, o prémio foi atribuído também ao norte-vietnamita Le Duc Tho, que o recusou.

Indecências da política externa à parte, o fato é que discutir paternidade responsável no Brasil é puro aborrecimento. Quantos filhos pode ter um chefe de família que percebe um salário-mínimo? A rigor, sob o ponto de vista económico, nenhum. Pois bem, uma pesquisa do IBGE, divulgada em 2017 – a partir de dados obtidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua em 2016,- revelou que metade dos brasileiros tem renda menor que um salário mínimo. Assim sendo, devemos concluir e pregar que esta metade não deve ter filhos?

Estivessem os governos brasileiros interessados de fato na paternidade responsável não seriam cúmplices da promiscuidade, estimulada pela distribuição de preservativos. Não fossem omissos com o futuro do país, trabalhariam em prol da família, esta instituição inseparável da estabilidade e do progresso humano, atingida no fígado pela ideologia de género.

A outra patacoada bem atual é a fantasia de viver em Portugal, possível para uma minoria. O curioso é que até bem pouco os portugueses eram achincalhados como responsáveis pelo nosso atraso. Pois agora Portugal é cantado em verso e prosa e nossos patrícios sonham em viver no Algarve ou em Lisboa. Conhecido que esteve recentemente por lá mostrou-se indignado com nossa situação. Converteu seu património no Brasil em euros e concluiu que sua situação, abastada por aqui, o situaria como um cidadão de segunda classe na Europa. A que ponto chegou a classe privilegiada do Brasil! Abdicou da luta por um país melhor e vive como nefelibata, a fazer cálculos,  sonhando fugir do Brasil e viver na mansidão da península ibérica.

Claro está que de fato não avançaremos diante do fatalismo a que nos entregamos. O que mais escuto é que nem nossos netos verão um país melhor. Tamanha renúncia ao desenvolvimento saudável de nossa sociedade é obra rematada do fracasso de gerações. Muitos dos que se entregaram à derrota ainda têm o desplante de mencionar a virada que a Coreia do Sul deu em duas décadas. Ora, descontada a indisciplina do povo que terá de ser combatida, havemos de convir que o Brasil tem condições que nada devem aquele pequeno país asiático.

Maria Helena Martins, em monografia orientada por Guilhermino César, lembra que o romance “Numa e a Ninfa”, de Lima Barreto, “espelha vícios e costumes da sociedade política” e denuncia uma tendência que desafia o tempo no Brasil, o arrivismo: “Arte sem a qual não se poderiam explicar o triunfo e a evidência de indivíduos insignificantes, incultos, ridículos que, entretanto, ocupam cargos de extrema responsabilidade”. No romance citado, o deputado Numa Pompilho é um velhaco, um patife arranjador de empregos. Mudamos pouco, não é mesmo? Nossos dramas têm a idade do Brasil, mas certamente recrudesceram nas últimas duas décadas, o mesmo período de tempo em que a Coreia do Sul saiu da miséria e da obscuridade.

J. B. Teixeira



Sem comentários:

Enviar um comentário