Páginas

domingo, 16 de junho de 2019

Debate Acesso Cultura "Como viver juntos? A tolerância ao relativismo cultural" - 18 junho, às 18h30 - DRCAlentejo



Debate Acesso Cultura “Como viver juntos? A tolerância ao relativismo cultural”


18 de Junho | Terça, 18h30 – DRCAlentejo, Galeria da Casa de Burgos
O próximo debate Acesso Cultura, que a DRCAlentejo promovemos em conjunto com a Associação Acesso Cultura, tem por tema “Como viver juntos? A tolerância ao relativismo cultural”.

A conversa irá girar  à volta do seguinte: muitas vezes parte-se do princípio que os indivíduos que pertencem a determinada comunidade cultural são um grupo monolítico, sem variações, e que as suas acções, e também os direitos, devem ser vistos dentro do contexto da sua cultura. Com base nesta premissa, os diferentes “grupos culturais” definem o seu posicionamento perante outros e optam pela tolerância ou pelo confronto. As questões que muitas vezes se levantam são: Tudo deve ser tolerado? Tudo pode ser explicado ou justificado porque “é a cultura deles”? Será que tudo se explica desta forma? Qual o lugar da liberdade de expressão individual nesta equação? Como gerir situações em que a prática cultural de alguns constitui uma ofensa para outros? Como viver juntos?

São todas estas questões que se pretendem debater com os nossos convidados. O debate tem início às 18h30 e a entrada é livre (sujeita à lotação das salas), acontecendo em simultâneo em diversas cidades. Em Évora contaremos com a participação dos seguintes convidados: Hélio Mateus – Zut! – Associação Cultural; Romeu Torres, mediador intercultural com a comunidade cigana (em formação); Teresa Furtado – Professor Universitária. A Moderação estará a cargo de Leonel Alegre, da Acesso Cultura.

A Acesso Cultura organiza estes debates abertos, muitas vezes em colaboração com diversas instituições e entidades culturais,  aos profissionais do sector cultural e a todas as pessoas interessadas criando momentos para se poder reflectir conjuntamente sobre questões ligadas à acessibilidade – física, social e intelectual – que têm um impacto no trabalho destes profissionais e na sua relação com pessoas com variados perfis.  Os resumos dos debates são disponibilizados no site da Acesso Cultura, para consulta.






            


Sem comentários:

Enviar um comentário