No Angelus deste domingo, Francisco recorda os 25 anos da queda do Muro de Berlim e a festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão
Roma, 09 de Novembro de 2014 (Zenit.org)
O Papa Francisco recordou no Angelus deste domingo,
os 25 anos da queda do Muro de Berlim e a festa da Dedicação da Basílica
de São João de Latrão. Eis o texto da íntegra:
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
A liturgia de hoje recorda a Dedicação da Basílica de Latrão, a
catedral de Roma, que por tradição é chama de "a mãe de todas as igrejas
do Urbe et Orbe". O termo "mãe" não se refere tanto ao edifício sagrado
da Basílica, mas a obra do Espírito Santo que neste edifício se
manifesta, frutificando através do ministério do Bispo de Roma, em todas
as comunidades que permanecem em unidade com a Igreja que ele preside.
Todas as vezes que celebramos a dedicação de uma igreja, somos
chamados a uma verdade essencial: o templo material feito de tijolos é
um sinal da Igreja viva e activa na história, do "templo espiritual",
como diz o apóstolo Pedro, onde o próprio Cristo é a "pedra viva,
rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus" (1
Pedro 2,4-8). Jesus, no Evangelho da liturgia de hoje, falando do
templo, revelou uma verdade: o templo de Deus não é apenas o edifício
feito de tijolos, mas é seu corpo, feito de pedras vivas. Em virtude do
Baptismo, todo cristão faz parte da "construção" de Deus "(1 Cor 3,9),
torna-se a Igreja de Deus. O edifício espiritual, a Igreja comunidade
dos homens santificados pelo sangue de Cristo e pelo Espírito do Senhor
Ressuscitado, pede a cada um de nós para ser coerente com o dom da fé e
para percorrer um caminho de testemunho cristão. Não é fácil, todos nós
sabemos, a coerência de vida entre a fé e o testemunho; mas devemos ir
em frente e realizar em nossas vidas esta coerência quotidiana. "Este é
um cristão", não tanto pelo que diz, mas pelo que faz, pelo modo como se
comporta. Essa coerência, que nos dá vida, é uma graça do Espírito
Santo que devemos pedir. A Igreja, na origem da sua vida e da sua missão
no mundo, é uma comunidade constituída para professar a fé em Jesus
Cristo Filho de Deus e Redentor da humanidade, uma fé que age por meio
da caridade. Estão juntas! Também hoje a Igreja é chamada a ser no mundo
uma comunidade que, radicada em Cristo por meio do Baptismo, professa
com humildade e coragem a fé Nele, testemunhando esta fé na caridade.
Para este fim devem ser ordenados os elementos institucionais, as
estruturas e organizações pastorais; para este fim essencial:
testemunhar a fé na caridade. A caridade é a expressão da fé e também a
fé é a explicação e o fundamento da caridade.
A festa de hoje nos convida a meditar sobre a comunhão de todas as
Igrejas, desta comunidade cristã que por analogia nos encoraja a
empenhar-nos a fim de que a humanidade possa superar as barreiras da
inimizade e da indiferença, a construir pontes de compreensão e diálogo,
para fazer do mundo inteiro uma família de povos reconciliados entre
si, fraterno e solidário. Desta nova humanidade, a própria Igreja é
sinal e antecipação quando vive e difunde com seu testemunho o
Evangelho, a mensagem de esperança e reconciliação para todas as
pessoas.
Invoquemos a intercessão de Maria Santíssima, para que nos ajude a sermos, como ela, "casa de Deus", templo vivo de seu amor.
Depois do Angelus
Queridos irmãos e irmãs,
Há 25 anos, em 09 de Novembro de 1989, caia o Muro de Berlim, que por
tanto tempo separou a cidade em duas partes e foi símbolo da divisão
ideológica da Europa e do mundo. A queda aconteceu de forma improvisa,
mas isso só foi possível graças a um longo, intenso e árduo trabalho de
muitos que lutaram, rezaram e sofreram, alguns até mesmo com o
sacrifício da vida. Dentre eles, um papel de protagonista desempenhou o
Santo Papa João Paulo II. Rezemos para que, com a ajuda do Senhor e a
colaboração de todos os homens de boa vontade, seja cada vez mais
propagada uma cultura do encontro, capaz de derrubar todos os muros que
ainda hoje dividem o mundo e não aconteça mais que pessoas inocentes
sejam perseguidas e até mortas por causa de sua crença e religião. Onde
há um muro, ha fechamento de coração. Precisamos de pontes, não de
muros!
Hoje, na Itália, celebramos a Jornada do Agradecimento que este ano
tem como tema "Alimentar o Planeta. Energia para a vida", referindo-se à
Expo Milão 2015. Uno-me aos bispos em um compromisso renovado para que a
ninguém falte o alimento quotidiano, que Deus dá a todos. Estou próximo
ao mundo da agricultura, e encorajo a cultivar a terra de forma
sustentável e solidária.
Neste contexto, tem lugar em Roma a Jornada Diocesana para a
salvaguarda da criação, um evento que visa promover estilos de vida
baseados no respeito ao meio ambiente, reafirmando a aliança entre o
homem, custódio da criação e do seu Criador.
Saúdo todos os peregrinos que vieram de diferentes países, famílias,
grupos paroquiais, associações, neste belo dia que o Senhor nos deu
hoje.
Em particular, saúdo os representantes da comunidade venezuelana na
Itália - Eu vejo a bandeira- os meninos de Thiene (Vicenza) que
receberam o Sacramento da Confirmação; os universitários de Urbino; os
fiéis de Pontecagnano, Sant'Angelo in Formis, Borgonuovo e Pontecchio.
Nesta belo dia, eu desejo a todos um bom domingo. Por favor, não se esqueçam de rezar por mim. Bom almoço e até breve!
(09 de Novembro de 2014) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário