Páginas

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

"Esperamos, ansiosos, o Papa em Istambul"

A mensagem do Vicariato Apostólico da Igreja Católica Latina, em vista da visita pastoral de Francisco à Turquia


Roma, 19 de Novembro de 2014 (Zenit.org) Luca Marcolivio


"Com todo o povo da Turquia e todas as pessoas de boa vontade, a Igreja Católica de Istambul se alegra por este momento histórico da visita do Papa Francisco à cidade de milenária tradição católica". Com estas palavras começa a mensagem do Vicariato apostólico da Igreja católica latina de Istambul, em vista da visita pastoral programada para o próximo 28 ao 30 de Novembro.

O Vicariato recorda como a “troca de visitas das duas Igrejas irmãs da Antiga Roma e da Nova Roma” tenha começado em 1964 com o encontro em Jerusalém entre o beato Papa Paulo VI e o patriarca Atenágoras, seguido, no dia 30 de Novembro de 1969, da menos conhecida, mas não menos significativa visita do cardeal Willebrand ao Patriarcado de Constantinopla, por ocasião da festa de Santo André.

No ano seguinte, lê-se ainda na mensagem do Vicariato de Istambul, uma delegação de tal Patriarcado foi a Roma para a festa dos santos Pedro e Paulo.

Desde então, essa troca mútua continuou sem interrupção e, em duas ocasiões, foi o mesmo Santo Padre que foi pessoalmente à Igreja de São Jorge para festejar junto com os irmãos greco-ortodoxos a festa do seu patrono. Da mesma forma o patriarca ecuménico participou várias vezes da festa patronal de Roma.

"Assim, a visita do Papa Francisco responde a esta tradição venerável, porque, nas palavras do Patriarca Bartolomeu I," queremos trabalhar duro e em conjunto com a santíssima causa da plena comunhão em Cristo", diz a mensagem do Vicariato.

Por esta razão, o Santo Padre vai testemunhar uma vigília ecuménica na noite de sábado, 29 de Novembro e à Divina Liturgia de domingo, 30 de Novembro em Fanar.

Conforme relatado pelo Vicariato de Istambul "também se espera uma declaração conjunta para incentivar os esforços de diálogo ecuménico bilateral".

O Vicariato especialmente apreciou o “gesto de boa vontade” do Papa que, indo "além dos discursos protocolares”, irá visitar o Presidente dos Assuntos Religiosos que "destaca a presença da Igreja Católica na sociedade deste país e a "abertura à coexistência das religiões na promoção do diálogo entre cristãos e muçulmanos".

Com referência à "celebração interritual" das diferentes tradições da Igreja Católica, que contará com a presença de representantes das Igrejas Orientais e igrejas protestantes, o Vicariato considera "significativo que a nossa Igreja local tenha como padroeiros São João Crisóstomo, Patriarca de Constantinopla (século IV), e São João XXIII, Delegado e administrador apostólico de Istambul (o século XX), abraçando toda a história da presença cristã nesta cidade".

"Com o coração alegre e grato esperamos o Papa Francisco para que com a sua presença e a sua mensagem nos confirme na fé e fortifique a nossa esperança em Jesus Cristo, Senhor e Salvador do mundo”, conclui então a mensagem do Vicariato de Istambul.

Sem comentários:

Enviar um comentário