Páginas

sábado, 8 de novembro de 2014

Portugal celebra Semana dos Seminários

Com o tema Servidores da Alegria do Evangelho, a Semana convida os portugueses para oração em prol destas instituições de formação eclesial


Brasília, 07 de Novembro de 2014 (Zenit.org) Lilian da Paz


Começa no próximo domingo, 9 de Novembro, a Semana dos Seminários em Portugal. Serão oito dias do evento que trazem como tema Servidores da Alegria do Evangelho, inspirado na exortação apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco.

As actividades são organizadas pela Comissão Episcopal das Vocações e dos Ministérios, que tem à frente dom Virgílio do Nascimento, bispo de Santarém. O principal objectivo da Semana é convidar as comunidades católicas em Portugal para um período de reflexão e oração por essas instituições de formação.

Outra missão da Semana é arrecadar doações financeiras para o apoio material dos seminários das dioceses e dos movimentos eclesiais. Para isto, as missas dominicais, celebradas no último dia do evento, terão o ofertório voltado para as doações.

Durante a Semana, cada diocese terá uma programação específica que deve incluir meditações, catequeses, vigílias e missas em prol dos seminários portugueses.

Para a ocasião, dom Virgílio escreveu uma mensagem em que destaca três características dos padres: discípulos, pastores e servidores da alegria do Evangelho. No texto, o bispo de Santarém destaca que o caminho para o encontro com Cristo passa pelo testemunho dos cristãos.

“Reafirmamos que o caminho da evangelização do mundo passa pelo testemunho de vida de muitas pessoas, famílias e comunidades, que se sentem felizes por estarem fundadas em Cristo. Do mesmo modo, assumimos que a via mais segura para o cultivo das vocações sacerdotais entre os jovens, exige que todos nós, cristãos, vivamos e testemunhemos a alegria do encontro com o Evangelho”.

Oração da Semana dos Seminários 2014
Senhor, nosso Deus, nós Vos bendizemos,
porque nos chamastes a ser cristãos
e discípulos de Jesus Cristo, o único Mestre.
Nós Vos damos graças pelos pastores,
que nos conduzem às fontes da Palavra,
ao banquete da Eucaristia
e aos caminhos da Reconciliação.
Nós Vos pedimos pela Igreja,
para que, testemunhando a alegria do Evangelho,
gere no seu seio santas vocações sacerdotais.
Por intercessão de Maria,
nós vos pedimos pelos nossos Seminários,
escola de cristãos, discípulos e pastores:
servidores da alegria do Evangelho.
Amém

Sem comentários:

Enviar um comentário