Com o tema Servidores da Alegria do Evangelho, a Semana convida os portugueses para oração em prol destas instituições de formação eclesial
Brasília, 07 de Novembro de 2014 (Zenit.org) Lilian da Paz
Começa no próximo domingo, 9 de Novembro, a Semana dos Seminários em Portugal. Serão oito dias do evento que trazem como tema Servidores da Alegria do Evangelho, inspirado na exortação apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco.
As actividades são organizadas pela Comissão Episcopal das Vocações e
dos Ministérios, que tem à frente dom Virgílio do Nascimento, bispo de
Santarém. O principal objectivo da Semana é convidar as comunidades
católicas em Portugal para um período de reflexão e oração por essas
instituições de formação.
Outra missão da Semana é arrecadar doações financeiras para o apoio
material dos seminários das dioceses e dos movimentos eclesiais. Para
isto, as missas dominicais, celebradas no último dia do evento, terão o
ofertório voltado para as doações.
Durante a Semana, cada diocese terá uma programação específica que
deve incluir meditações, catequeses, vigílias e missas em prol dos
seminários portugueses.
Para a ocasião, dom Virgílio escreveu uma mensagem em que destaca
três características dos padres: discípulos, pastores e servidores da
alegria do Evangelho. No texto, o bispo de Santarém destaca que o
caminho para o encontro com Cristo passa pelo testemunho dos cristãos.
“Reafirmamos que o caminho da evangelização do mundo passa pelo
testemunho de vida de muitas pessoas, famílias e comunidades, que se
sentem felizes por estarem fundadas em Cristo. Do mesmo modo, assumimos
que a via mais segura para o cultivo das vocações sacerdotais entre os
jovens, exige que todos nós, cristãos, vivamos e testemunhemos a alegria
do encontro com o Evangelho”.
Oração da Semana dos Seminários 2014
Senhor, nosso Deus, nós Vos bendizemos,
porque nos chamastes a ser cristãos
e discípulos de Jesus Cristo, o único Mestre.
Nós Vos damos graças pelos pastores,
que nos conduzem às fontes da Palavra,
ao banquete da Eucaristia
e aos caminhos da Reconciliação.
Nós Vos pedimos pela Igreja,
para que, testemunhando a alegria do Evangelho,
gere no seu seio santas vocações sacerdotais.
Por intercessão de Maria,
nós vos pedimos pelos nossos Seminários,
escola de cristãos, discípulos e pastores:
servidores da alegria do Evangelho.
Amém
(07 de Novembro de 2014) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário