Na homilia desta sexta-feira, o Santo Padre convidou a nos perguntar se somos cidadãos do mundo ou do céu
Roma, 07 de Novembro de 2014 (Zenit.org)
O Santo Padre, durante a homilia da missa celebrada em Santa
Marta nesta manhã, alertou os ‘cristãos pagãos’ que se comportam como
inimigos da cruz de Cristo. Ele ressaltou que é necessário evitar as
tentações mundanas que nos levam à ruína.
Cristãos que vão adiante com fé e cristãos que "se comportam como
inimigos da cruz de Cristo”. Referindo-se às palavras de São Paulo aos
Filipenses, o Pontífice falou de dois grupos de cristãos, presentes hoje
da mesma forma como nos primeiros dias da Igreja. "Os dois grupos
estavam na igreja juntos, iam à missa aos domingos, louvavam o Senhor,
se diziam cristãos". Então, qual é a diferença? O segundo grupo se
comportava “como inimigo da cruz de Cristo! Cristãos inimigos da cruz de
Cristo". Francisco observou que estes são "cristãos mundanos, cristãos
de nome, com duas ou três coisas cristãs, mas nada mais. Cristãos
pagãos, com nome, mas vida pagã". Dito de outra forma, ele esclareceu:
"pagãos com duas pinceladas de cristianismo, parecem cristãos, mas são
pagãos."
O Papa destacou que "ainda hoje existem muitos! E nós também devemos
estar vigilantes para não incorrermos no caminho dos cristãos pagãos,
cristãos de aparência. E a tentação de se acostumar com a mediocridade é
a ruína, porque o coração vai amornando. E aos mornos o Senhor diz uma
palavra forte: "Você é morno e eu estou a ponto de vomitá-lo da minha
boca". É muito forte! São inimigos da cruz Cristo. Levam o nome, mas não
seguem as exigências da vida cristã".
São Paulo fala da "cidadania" dos cristãos como Francisco disse hoje,
em sua homilia. "A nossa cidadania está nos céus. A deles é terrena.
São cidadãos do mundo, não do céu", destacou. O Papa também advertiu:
"Cidadãos do mundo e o sobrenome é mundano! Cuidado com eles.”
O Papa convidou a nos perguntar "mas temos alguma coisa deles? Eu
tenho algo de mundano dentro de mim? Algo de pagão?" E propôs mais
perguntas: "Eu gosto de me vangloriar? Eu gosto de dinheiro? Eu gosto do
orgulho, da soberba? Onde estão minhas raízes, isto é, de onde eu sou
cidadão? Do céu ou da terra? No mundo ou no espírito mundano? A nossa
cidadania está nos céus e lá esperamos, como Salvador, o Senhor Jesus.
Francisco continuou perguntando: "e eles? O destino final deles é a
perdição! Estes cristãos de fachada terminarão mal... olhem para o
final, para aonde leva aquela cidadania que você tem no coração? A
mundana leva à ruína, a da Cruz de Cristo ao encontro com Ele."
A este respeito o Papa sugeriu alguns sinais que estão "no coração" e
que demonstram que se está "escorregando em direcção à mundanidade”. "Se
você ama e se você é apegado ao dinheiro, à vaidade e ao orgulho, vai
pelo mau caminho". Se, no entanto, "procura amar a Deus, servir aos
outros, se você é dócil, se você é humilde, vai pela estrada boa. A sua
cidadania é boa: é o Céu!", exclamou. A outra "é uma cidadania que
provocará o mal". Ele também lembrou que Jesus pedia ao Pai que salvasse
os seus discípulos do espírito do mundo, desta mundanidade, que leva à
perdição."
Ao se referir ao Evangelho de hoje, a parábola do administrador que
engana o seu Senhor, o bispo de Roma perguntou: "Como este administrador
chegou a este ponto de enganar, de roubar ao seu Senhor? Do dia para a
noite? Não! Pouco a pouco. Um dia um suborno aqui, outro uma propina
ali, aos poucos, chega-se à corrupção". O caminho da mundanidade destes
inimigos da cruz de Cristo é assim, explicou Bergoglio, leva à
corrupção! E termina como este homem. Roubando abertamente...”.
Por fim, o Papa tomou as palavras de Paulo que pede para permanecer
"firmes no Senhor", não permitindo que o coração fraqueje e "termine no
nada, na corrupção".
Por isso ele disse que é uma boa graça pedir para permanecer firme no
Senhor. "Firmes no Senhor e no exemplo da cruz de Cristo: com
humildade, pobreza, docilidade, serviço aos outros, adoração e oração."
(07 de Novembro de 2014) © Innovative Media Inc.
in
Sem comentários:
Enviar um comentário