Páginas

sábado, 6 de setembro de 2014

São Lourenço Justiniano

Com simplicidade e vigor restaurou e alicerçou a fé de seu povo.


Horizonte, 05 de Setembro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


“Vejo que os mártires caminhavam para o Céu derramando o sangue, e os confessores macerando a carne. Não encontro outros caminhos” dizia o jovem Lourenço que nasceu em Veneza no dia 1º de Julho de 1380, filho de Bernardo e Querina, um casal muito piedoso. Cedo Lourenço perdeu seu pai e foi educado pela mãe que vigorosamente o conduziu pelos caminhos da ética e da fé diante dos absurdos da época. O jovem assim dizia a sua mãe: "não tenha medo, mãe, eu tenho apenas uma ambição que é tornar-me um grande servo do Senhor”.

Assim conduziu sua juventude e ao completar 20 anos, desejoso de seguir uma vida de santidade, recebeu de Deus uma revelação acerca de sua vocação. Decidiu-se então pela vida religiosa e foi acolhido pelo seu tio que era Cónego da Congregação de São Jorge. Aceito na ordem em 1404, no ano de 1407 foi ordenado sacerdote e alguns anos depois eleito superior da Congregação. Escreveu suas constituições ao tempo que zelou pela condução e observância dos preceitos. Foi assim considerado seu segundo fundador. Além disso, era um dedicado confessor.

No ano de 1433, o Papa Eugénio IV o consagrou bispo da diocese de Castelo em Veneza. Exerceu papel virtuoso na administração eclesial de sua diocese, promovendo reformas no clero através de um sínodo diocesano e testemunhando profunda humildade e pobreza. No ano de 1452, o Papa Nicolau V suprimiu a diocese de Castelo e o elevou ao patriarcado de Veneza. Actuou com firmeza e solicitude em seus trabalhos pastorais restaurando a ordem e renovando a fé de uma região que havia desprezado a Palavra de Deus. Ao passo que cumpria com fervor suas funções, sentia sua saúde definhar e durante a celebração da Missa na Natividade de Cristo ele sentiu forte febre que ceifou sua vida no dia 08 de Janeiro de 1456.

São Lourenço foi canonizado pelo Papa Alexandre VIII no ano 1690 e sua festa litúrgica fixada no dia 05 de Setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário