Vender livros de língua inglesa em segunda mão, a preço muito especial, é a profissão desta sorridente finlandesa, Leena Marjola, que vive há dois anos em Lisboa.
No número 11 da Avenida Luís Bivar, entre as Picoas e S. Sebastião, em Lisboa, existe uma livraria única no género: vende apenas livros em inglês, em segunda mão mas, quase todos em bom estado de conservação, parecendo muitos deles novos.
No número 11 da Avenida Luís Bivar, entre as Picoas e S. Sebastião, em Lisboa, existe uma livraria única no género: vende apenas livros em inglês, em segunda mão mas, quase todos em bom estado de conservação, parecendo muitos deles novos.
É variado o leque dos temas que apresenta, ficção, biografias, romances históricos a outros mais específicos, cujo preço oscila entre dois e cinco euros. Todos os livros são todos importados de Inglaterra.
Contabilista em Helsínquia, Leena Marjola alimentava desde jovem o sonho de abrir uma livraria, sentia a falta de livros baratos e em inglês, por isso decidiu ela própria abrir um negócio de livros em segunda mão.
O marido já conhecia Portugal porque os pais passaram férias no Algarve nas décadas de 60/70 e um dia sugeriu-lhe que viessem cá em viagem. "Apaixonei-me por Lisboa" e depois de 30 anos a viver na Finlândia e um ano em Londres, "sempre com excesso de trabalho, de manhã à noite", o casal decidiu mudar-se definitivamente para Lisboa.
Alegre e expressiva, com uns olhos azuis muito vivos, Leena afirma que Lisboa é o sítio certo para realizar o seu sonho. “Gosto da maneira de ser das pessoas, que são muito simpáticas mas reservadas e sabem guardar as distâncias. Gosto de haver cafés em todas as esquinas, de as pessoas falarem comigo, mesmo sem me conhecerem, a cidade é muito variada, anda-se um quilómetro e tudo muda”.
Para Leena, até mesmo os defeitos do país parecem qualidades. “Aqui não há muitas regras, as coisas são desiguais, imperfeitas, e eu estava farta de perfeição”. “Em Londres, não há tempo para tomar um café. Aqui tenho tempo para tudo. Adoro Lisboa”.
Nas paredes da livraria, estão expostos quadros muito coloridos de uma outra finlandesa radicada em Portugal há muitos anos, a Soili, amiga de Leena.
Entre os livros, a estonteante cor dos quadros, a alegria de viver e os sorrisos que não cessam, esta Galeria vai presentear-nos com uma excelente exposição de pintura a partir do dia 30 de Setembro e uma generosa “Venda de Outono”(de 8 a 16 de Novembro entre as 15 e as 20 horas nos fins de semana e das 18 às 20 horas durante essa semana), a qual reverterá para um não menos ambicioso projecto de Ajudar África a ajudar-se = Harambee.
Bookshop Bívar, um nome que vale a pena fixar, um local onde vale a pena passar, entrar, ver e conversar na certeza de que saímos harmoniosamente tranquilos, alegres e enriquecidos. Parafraseando o nosso Eça de Queiroz:
“A arte é tudo porque só ela tem a duração - e tudo o resto é nada.”
Maria Susana Mexia
Sem comentários:
Enviar um comentário