Páginas

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

São Frediano

"Notável de santidade e de milagres foi São Fridiano"


Horizonte, 18 de Novembro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


"Notável de santidade  e de milagres foi São Fridianus”, narra a Enciclopédia Católica sobre São Frediano. A tradição não apresenta muitos fatos do início da vida de São Frediano, mas nos revela por meio de escritos antigos que seu nome era Frigianu ou Frigdianus, filho do rei Ultach de Ulster e que nasceu na Irlanda por volta do ano 500. Sua educação foi confiada aos mosteiros irlandeses nos quais cresceu e desenvolveu vigorosa fé, sendo ordenado sacerdote e partindo em peregrinação para Roma.

Ao encerrar sua peregrinação decidiu estabelecer-se como eremita no Monte Pisano nos arredores da cidade de Lucca na Toscana, Itália. A população logo notou a presença solícita e piedosa de Frediano e sua fama de santidade alcançou o clero local e aclamado pela população foi eleito Bispo no ano 556 pelo Papa João II. Muitos foram os feitos e milagres realizados por Frediano. Além de acolher a população e orientá-los e educa-los na fé tornava-se muito próximo a todos pelo facto de ir sempre para os campos fazer suas orações e ficar em silêncio. Era perseverante na busca de melhorias para construção de escolas, hospitais, creches e igrejas em sua região. Um milagre que marca a vida de São Frediano ocorreu quando a região foi assolada pela inundação do rio Serchio e o povo clamou a ajuda de Frediano que tomou um ancinho em sua mão e foi cavando e conduzindo o curso do rio para fora da cidade.

Foi ainda vigoroso no combate e reestruturação de sua catedral que foi atacada e incendiada pelos lombardos que invadiram a cidade de Lucca. Frediano faleceu no dia 18 de Março de 588. Após sua morte uma pequena comunidade chamada “Cónegos de São Frediano” foi criada e a pedido do Papa Alexandre II, ficaram responsáveis pela condução do mosteiro de São João de Luterano em Roma. Frediano teve uma igreja construída em sua homenagem na qual foi depositado seu corpo e foi chamada Basílica de São Frediano.

Sem comentários:

Enviar um comentário