Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Um ano e a sua história

Bom dia a si que nos acompanha, ainda em clima natalício.

Na reta final de 2021, é tempo de recordar imagens e palavras marcantes do ano do Papa Francisco. Uma “revista” do ano, que vai estar em destaque hoje no Programa ECCLESIA, pelas 15h00, na RTP2.

No mesmo espaço, esta segunda-feira, contamos com o testemunho do major-general Eduardo Mendes Ferrão sobre um Natal diferente. Para ler e ver, aqui.

Já na Antena 1 da rádio pública, contamos, ao longo desta semana, diferentes formas de viver e contar o Natal. As conversas começaram com Rui Teigão.

 

Deixo uma nota pessoal sobre um momento especial desta segunda-feira: a celebração dos 75 anos de presença dos Dehonianos em Portugal. Uma sessão que tive o gosto de moderar, num dia de gratidão para uma congregação que me acolheu, como seminarista e religioso, ao longo de mais de uma década. Uma escola de vida.

A agenda litúrgica assinala hoje a festa dos Santos Inocentes mártires, os meninos que foram mortos em Belém de Judá pelo rei Herodes. “Foram honrados como mártires desde os primeiros séculos da Igreja e primícias de todos os que derramariam o sangue por Deus e o Cordeiro”, refere o Secretariado Nacional de Liturgia. Concluo com uma mensagem que o Papa escreveu para esta data, em anos anteriores: “Rezemos hoje pelas crianças impedidas de nascer, que choram por causa da fome, que não têm brinquedos nas mãos, mas armas”.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre,

Octávio Carmo

 


www.agencia.ecclesia.pt

      

Sem comentários:

Enviar um comentário