Iniciativas em Lisboa e Porto
A propósito do Dia Mundial dos Pobres que se assinala no próximo domingo, 14, e dos cinco anos da morte de Alfredo Bruto da Costa, “uma voz ímpar na luta contra a pobreza em Portugal”, a paróquia do Campo Grande (Lisboa) promove nesta quinta-feira, às 21h30, um debate que pretende dar uma “visão actualizada dos desafios ao acompanhamento dos pobres em Portugal”.
O debate ocorre no dia exacto em que se completam cinco anos sobre a morte do antigo ministro dos Assuntos Sociais e tem lugar no salão paroquial. O foco incidirá também na recordação do “contributo de Bruto da Costa” para as questões do conhecimento e combate à realidade da pobreza.
No debate, intervêm o padre António Janela, do Instituto Diocesano da Formação Cristã, Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa, e Henrique Joaquim, da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. Há menos de um mês, a Cáritas publicou o livro póstumo de Bruto da Costa, Que Fizeste do Teu Irmão? – Um olhar de fé sobre a pobreza no mundo.
No dia seguinte, sexta-feira, desta vez no Porto, uma outra iniciativa assinala também o Dia Mundial dos Pobres, lançado pelo Papa Francisco há cinco anos: no adro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Porto, a partir das 16h, decorre um encontro, aberto a todas as pessoas interessadas, sobre o tema “Um porto de abrigo: reflexão e caminhos na luta contra a pobreza”.
O encontro, que inclui um magusto e tempo de convívio, reúne, além da paróquia, grupos associados à Pastoral Penitenciária do Porto, incluindo a Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos e a Associação Foste Visitar-me.
A iniciativa conta também com a presença de Eugénio Fonseca, presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado e anterior responsável da Cáritas Portuguesa, que acaba de publicar o livro Jesus representa todos os Pobres – Subsídios para o Dia Mundial dos Pobres.
O encontro terá como mote o título da mensagem do Papa para o Dia Mundial dos Pobres deste ano: “Sempre tereis pobres entre vós”.
Sem comentários:
Enviar um comentário