Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

O episódio «esquecido» do Natal

Bom dia!

Depois de celebrar o Nascimento de Jesus, a Sagrada Família, os Santos Inocentes e a caminho de celebrar a Adoração dos Magos, o Papa lembrou esta quarta-feira um episódio “esquecido” deste período da infância de Cristo: a fuga para o Egito. Uma família perseguida, que procura refúgio num país estrangeiro. Cito uma parte da oração que Francisco escreveu, para que seja repetida:

“São José,

Tu que experimentaste o sofrimento de quem tem de fugir, tu que foste obrigado a fugir para salvar a vida das pessoas mais queridas, protege todos aqueles que fogem por causa da guerra, do ódio e da fome”

O mundo que prepara em festa a entrada em 2022 é um mundo em crise. De Mianmar chegam ecos de um massacre de inocentes – às mãos dos novos Herodes, como diria o Papa – e do Afeganistão um grito de alerta, pela voz da Cáritas. A fundação AIS evocou a crise dos refugiados, num olhar sobre 2021, e a revista do ano prossegue hoje na RTP2 (15h00) com a ajuda de cinco jornalistas de todo o país.

Olhando para o futuro, deixamos notícias sobre o próximo Encontro Mundial das Famílias, em 2022, e o caminho dos símbolos da JMJ em Portugal, que se prolonga até ao verão de 2023.

Uma nota final para o Programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública, pelas 22h45, que prossegue as conversas sobre outras formas de viver o Natal, esta noite com a médica cardiologista Sílvia Monteiro, de Coimbra, que fala de salas hospitalares que se transformam em espaços de oração.

Despeço-me com votos de boas notícias e uma nova oração do Papa (a propósito, já segue a nossa conta no Instagram?)

Octávio Carmo

 


www.agencia.ecclesia.pt

      




Sem comentários:

Enviar um comentário