Páginas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Em silêncio…

“José e Maria, em silêncio, esperam com amor o nascimento do Menino Jesus”. Ontem, na sua audiência geral, Francisco desafiou-nos a virar o olhar para a gruta de Belém e, a partir da atitude silenciosa de espera de José e Maria, aprendermos a “acabar com os silêncios cúmplices e com as palavras que minam a caridade, para estar perto de quem sofre e precisa de ser acolhido, reconhecido, protegido e amado”.
Nesta reta final de Advento, o Papa interpela a imitar a atitude de José e Maria: “Procuremos adotar uma atitude de silêncio e escuta, para estarmos prontos para receber a Palavra eterna do Pai, o seu Filho encarnado, Jesus Cristo”.

Esta manhã, no Palácio da Bolsa no Porto, é apresentada a publicação «30 anos, 30 nomes» que visa comemorar o 30º aniversário da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN Portugal).
Maria de Lurdes Fernandes e Sobrinho Simões farão a apresentação deste trabalho que resulta da compilação de textos escritos por 30 pessoas que participaram na ação da EAPN Portugal.

Mais logo, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Portalegre, promove uma conferência centrada no diálogo inter-religioso. A partir das 16h30, representantes de diversas religiões, falarão de identidades e do estabelecimento de “pontes” no âmbito social, religioso e na ciência. O padre católico Álvaro Pacheco, o xeque David Munir, imã da Mesquita Central de Lisboa, Isaac Assor, da comunidade judaica portuguesa, e a investigadora em Ciência das Religiões Natacha Martins, serão protagonistas.

«A Rede Cáritas em Portugal e a resposta à COVID-19» dá nome ao estudo que será apresentado esta tarde em Lisboa. Será pelas 16h30 no Auditório 2 do ISEG.

Mais logo pelas 15h00 pode acompanhar o programa Ecclesia na RTP2 e pelas 22h45 a sua edição rádio na Antena1.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      


Sem comentários:

Enviar um comentário