Páginas

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Para um Natal seguro

A Conferência Episcopal Portuguesa recomendou que se retome o “distanciamento entre os participantes” nas celebrações, a partir do Natal, inclusive nas Missa da Noite do Natal.

“Tendo em conta o forte agravamento da atual situação pandémica, devido sobretudo à nova variante Ómicron da Covid-19, a Conferência Episcopal recomenda vivamente que, a partir das celebrações do Natal, inclusive nas Missas da Vigília, se observe um adequado distanciamento entre os participantes, conforme as orientações da Direção Geral da Saúde”, indica um comunicado.

A Conferência Episcopal Portuguesa acrescenta que “continuam em vigor as medidas de prevenção, tais como o uso das máscaras, a devida higienização das mãos e dos espaços celebrativos e a comunhão na mão, entre outras”.

O Papa Francisco incentivou os países europeus a permitirem o acolhimento de migrantes e refugiados destacando a “generosa abertura” das autoridades italianas na viagem que realizou ao Chipre e à Grécia, de onde levou um grupo de pessoas para Roma.

“Constatei que são poucos os países europeus que suportam a maior parte das consequências do fenómeno migratório na zona mediterrânica, embora na realidade exija uma responsabilidade partilhada por todos, da qual nenhum país se pode eximir, porque é um problema de humanidade”, disse o Papa, na audiência geral desta quarta-feira, no Vaticano.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), respondendo a uma apelo do Papa Francisco, dirigiu-se às dioceses, paróquias, congregações religiosas e outras instituições da Igreja pedindo para “aumentar a capacidade de acolhimento” de migrantes e refugiados, promovendo “comunidades mais inclusivas”.

A CEP, “imbuída do mesmo espírito de fraternidade, está empenhada em continuar a mobilizar Dioceses, Paróquias, Congregações religiosas e outras instituições, para dentro de pouco tempo aumentar a capacidade de acolhimento e proteção de famílias vulneráveis, promovendo, de forma articulada e com a vontade dos próprios, comunidades mais inclusivas”, acrescenta o comunicado.

O Papa Francisco disse hoje que o nascimento de Jesus é um “acontecimento do qual a história não pode prescindir”, na catequese da audiência semanal, onde destacou que “a humildade é o caminho que conduz a Deus”.

“A mensagem dos Evangelhos é clara: O nascimento de Jesus é um acontecimento universal que diz respeito a todos os homens”, disse Francisco, explicando que é um “acontecimento do qual a história não pode prescindir”.

No encontro realizado na Sala Paulo VI, o Papa convidou todas as pessoas a aproximarem-se do presépio, “montado em casa, na Igreja, onde quer que esteja”, para uma adoração interior: “Eu acredito que você é Deus, que este menino é Deus. Por favor, me dê a graça da humildade para poder compreender.”

Ainda do Vaticano chegam dois documentos publicados pela Academia Pontifícia para a Vida e a Comissão Covid-19 da Santa Sé sobre os efeitos da pandemia nas crianças e o desafio no setor da educação apelando a uma vacinação justa, especialmente nos países pobres.

“Os efeitos prejudiciais do vírus sobre as crianças só pode ser completamente mitigado se a propagação da Covid-19 for limitada”, assinala a Comissão Covid-19, no documento ‘Crianças e Covid-19 – As vítimas mais vulneráveis ​​da pandemia’.

Na informação divulgada hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o organismo do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, que apela a uma justa distribuição da vacina, defende a necessidade da proteção das crianças que sofreram “traumas” na reabertura das escolas e também durante o isolamento, “incluindo abusos físicos e sexuais”.

A Comissão Covid-19 exemplifica que há meninas que “podem nunca mais voltar à escola” por causa dos desafios específicos que têm de enfrentar e as escolas devem trabalhar para “atender às necessidades das crianças afetadas por traumas” e ajudar os que enfrentam barreiras no acesso e participação escolar.

Continuamos a dar conta das mensagens que os bispos em Portugal estão a escrever convidando à celebração do Natal, e pode encontrá-las aqui.

Mas há mais para ver, ler e ouvir em agencia.ecclesia.pt

Desejo-lhe um feliz Natal e marco encontro consigo em 2022.

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário