Páginas

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Já leu a mensagem do Dia Mundial da Paz?

Olá Bom Dia

O Papa Francisco alerta para os impactos globais da pandemia e da crise climática na sua mensagem para o Dia Mundial da Paz 2022 (1 de janeiro), divulgada esta terça-feira. “Apesar dos múltiplos esforços visando um diálogo construtivo entre as nações, aumenta o ruído ensurdecedor de guerras e conflitos, ao mesmo tempo que ganham espaço doenças de proporções pandémicas, pioram os efeitos das alterações climáticas e da degradação ambiental, agrava-se o drama da fome e da sede”, escreve, num texto dedicado ao tema ‘Diálogo entre gerações, educação e trabalho: instrumentos para construir uma paz duradoura’.

Na sua mensagem, o Papa Francisco realça que os Estados devem investir mais na educação, em vez de reforçar arsenais militares.

“Nos últimos anos, diminuiu sensivelmente a nível mundial o orçamento para a instrução e a educação, vistas mais como despesas do que como investimentos; e, todavia, constituem os vetores primários dum desenvolvimento humano integral”.

Na sua mensagem, o Papa manifestou também a sua preocupação com o agravamento das condições laborais, por causa da Covid-19.

“A pandemia de Covid-19 agravou a situação do mundo do trabalho, que já antes se defrontava com variados desafios”, escreve Francisco. A mensagem destaca o impacto da pandemia em “milhões de atividades económicas e produtivas”.

“Os trabalhadores precários estão cada vez mais vulneráveis; muitos daqueles que desempenham serviços essenciais são ainda menos visíveis à consciência pública e política; a instrução à distância gerou, em muitos casos, um retrocesso na aprendizagem e nos percursos escolásticos”, pode ler-se.

Propostas para hoje… No entanto não esqueça de ver o programa ECCLESIA na RTP2, pelas 15h00, e sintonizar na Antena 1, pelas 22h45.

Já sabe que pode acompanhar toda a atualidade religiosa, em Portugal e no mundo, no site www.agencia.ecclesia.pt/portal/

 

Cumprimentos

 

Luis Filipe Santos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário