Páginas

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Nº 2 do Governo do Estado do Vaticano é uma mulher

Raffaella Petrini

 | 5 Nov 21

Raffaella Petrini com o Papa Francisco. Foto: Direitos reservados.

 

O Papa Francisco nomeou nesta quinta-feira, 4 de novembro, como secretária-geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano – o segundo lugar mais importante no Governo da cidade do Vaticano – a irmã franciscana Raffaella Petrini, noticiou o portal Vatican News.

Raffaella Petrini é a primeira mulher a ser indicada para este importante cargo que, até à sua nomeação, fora ocupado apenas por clérigos. Petrini, que era até agora oficial da Congregação para a Evangelização dos Povos, nasceu em Roma, em 15 de janeiro de 1969, é formada em Ciências Políticas e doutorada pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, onde leciona. Vai agora substituir o bispo Fernando Vérgez Alzaga que foi promovido a presidente do mesmo Governo no dia 1 de outubro de 2021.

De forma lenta, mas consistente, as mulheres começam a ter uma pequena presença entre alguns dos cargos mais relevantes do Vaticano. Antes da escolha de Raffaella Petrini, as nomeações, este ano, da irmã Alessandra Smerilli (a 24/03/2021) [ver 7MARGENS] como secretária ad interim do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral e a da também religiosa Natalie Becquart (a 6/02/2021) [ver 7MARGENS] como subsecretária do Sínodo dos Bispos tinham sido as mais relevantes.

De acordo com o jornal argentino Télamcitado pelo 7MARGENS, em 10 de agosto do ano passado, a participação feminina na estrutura de decisão do Vaticano cresceu cerca de 70% na segunda década deste século. As estatísticas do Vaticano apontavam para que o número de mulheres em cargos da Cúria Romana tivesse passado de 385 (em 2010) para 649, no final de 2019. Quanto ao número total de mulheres a trabalhar no Vaticano, cresceu de 697 para 1 016 no mesmo período, o que corresponde a um aumento de 45%.

 

(Título corrigido às 9h30 de dia 5/11 para “Nº 2 do Governo do Estado do Vaticano é uma mulher”)




Sem comentários:

Enviar um comentário