No seu segundo discurso na reunião dos Bispos do Brasil, no Rio de Janeiro, o card. Filoni indica os três modos como a Igreja local pode participar da missio ad gentes
Roma, 05 de Fevereiro de 2014 (Zenit.org)
Sair das próprias fronteiras, anunciar o Evangelho, edificar
a Igreja. Estes são os três princípios sobre os quais a Igreja deve
orientar-se para participar da “missio ad gentes” e cumprir o seu
mandato original. Quem disse isso foi o cardeal Fernando FIloni,
Prefeito da Congregação para a Evangelização dos povos, durante a sua
segunda conferência no curso de estudo que a cada ano reúne 97 Bispos
brasileiros no Rio de Janeiro para aprofundar temas ligados ao Concílio
Vaticano II.
Ontem, o cardeal tinha se fixado na visão conciliar da vocação
missionária da Igreja como expressada pelo Decreto sobre a Actividade
Missionária da Igreja ‘Ad Gentes’, no 1965. Na sua segunda conferência,
informou a agência Fides, continuou a reflexão concentrando-se
especialmente na participação das Igrejas locais na missio ad gentes.
"A Igreja que fala o Concílio é a comunidade eclesial que, enraizada
na história, percorre os caminhos dos homens e das mulheres de todas as
épocas, até o cumprimento da história mesma”, disse Filoni. O Vaticano
II, acrescentou, “emoldura a identidade missionária da Igreja no
mistério trinitário e naquele cristológico, intrinsecamente ligando-o
com a salvação realizada em Cristo, da qual a Igreja é sinal e
instrumento".
O Prefeito de Propaganda Fide destacou portanto o que a constituição
Lumen Gentium afirma sobre a natureza missionária da Igreja, observando
que "a afirmação da natureza eclesial essencialmente missionária
refere-se à Igreja seja universal, seja local e/ou particular". A Igreja
- disse - fiel ao mandato do Senhor e animada pelo Espírito, "continua a
enviar arautos do Evangelho, até que as novas Igrejas estejam
totalmente estabelecidas e continuem por sua vez a obra da
evangelização".
Três, portanto, são as etapas entre si relacionadas que indicam como a
Igreja local possa participar da missio ad gentes: "Sair das próprias
fronteiras, anunciar o Evangelho, edificar a Igreja”. “A expressão sair
das próprias fronteiras’ – explicou Filoni – refere-se a um movimento
que não equivale a apenas deixar um espaço geográfico para habitar
outro... implica também esse deslocamento de tipo cultural... tal
deslocamento pode acontecer também dentro de um mesmo território ou em
espaços virtuais”.
A segunda referência é o mandato missionário: "Enviado pelo Pai,
Cristo envia por sua vez os próprios apóstolos/discípulos,
transmitindo-lhes aquele poder que ele mesmo recebeu do Pai e dando-lhes
o seu Espírito. Trata-se de um envio que vincula a Igreja e os seus
membros de uma forma não extrínseca, embora as fases, os tempos, os
conteúdos e as finalidades da missão não dependam do enviado, mas
daquele que envia”.
Portanto, o cardeal destacou a importância de duas áreas para a
participação da igreja local na missio ad gentes: a atenção para as
áreas e a implementação de processos dialógicos. Para desenvolver o tema
da pregação do Evangelho, o cardeal, em seguida, usou como referência o
Capítulo 2 do livro dos Actos dos Apóstolos, observando como um conceito
essencial que "o anúncio kerygmático que cria a Igreja-comunhão
interpela o ser humano na concretude seja da própria experiência
pessoal, seja da própria pertença a um específico contexto cultural”,
portanto corroborou “o compromisso da Igreja destinado à enculturação e à
contextualização do anúncio evangélico”.
O conceito de edificar a Igreja, por fim, não deve ser entendido
meramente do ponto de vista quantitativo, mas – esclareceu o purpurado –
“a missio ad gentes requer hoje uma reflexão a mais sobre a figura da
Igreja, identificando traços caracterizantes que mais adequadamente
expressam a verdadeira natureza e missão no clima de hoje". Assim,
indicando essas características, o Prefeito do Dicastério Missionário,
em seguida, invocou uma Igreja que seja "responsável e acolhedora",
"descentralizada e dinâmica" e "a serviço do Reino".
(S.C./Trad.TS)
(05 de Fevereiro de 2014) © Innovative Media Inc.
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