Páginas

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Setembro e o outono são sinónimos de «recomeçar»

Bom dia, bom domingo e paz e bem!!
O mês de setembro e a nova estação do ano, que começa este fim-de-semana, o outono, são para muitas pessoas sinónimos de «recomeçar» a nível profissional, escolar e na comunidade cristã.
Ao longo desta semana estivemos a conversar com pais, professores e alunos e o novo pároco do Montijo, na rádio pública. Vale a pena recordar neste primeiro dia de uma nova semana.
Na Igreja Católica em Portugal continua a apresentação dos programas pastorais, hoje, por exemplo, a Diocese de Coimbra está em festa.
Este sábado, o bispo de Viana de Castelo apresentou a sua Carta Pastoral ‘Somos Igreja que Evangeliza’ e, no calor alentejano, o bispo de Beja disse à Agência ECCLESIA que querem apostar na “iniciação cristã” para uma fé forte.
“A catequese é comunicação de uma experiência e o testemunho de uma fé que acende os corações, porque desperta o desejo de encontrar Cristo.”
Disse o Papa Francisco numa mensagem a 1500 catequistas de 48 países, reunidos no Vaticano, e onde está uma delegação de Portugal.
O Papa Francisco começou a sua viagem de quatro dias aos países Bálticos na Lituânia, onde os católicos representam 80% da população. Até dia 25 visita ainda a Letónia e Estónia.
O Papa desafiou hoje os jovens a ser capazes de avançar “contracorrente” a cultura da “vida diante do espelho”; no primeiro discurso defendeu o diálogo entre culturas e no histórico santuário mariano de Vilnius propôs “pontes de encontro e solidariedade”.

Se ainda não tem programa para o final desta tarde, fica a sugestão do Festival «Todos». A Orchestra di Piazza Vittorio (Itália) vai executar o concerto «Credo», com libreto de D. José Tolentino Mendonça, às 18h30, no Panteão Nacional.
De manhã começa o dia, já diz o ditado, e a partir das 06h00, propomos refletir sobre o lugar da paróquia, no programa Ecclesia, na Antena 1 da RDP; O ‘70X7’, na RTP2, este domingo chega pela hora do lanche (17h45) e é dedicado ao início do ano letivo em vários contextos escolares.
Estamos em permanência e com atualidade em www.agencia.ecclesia.pt/, onde pode ouvir, ver e partilhar estes programas.
Votos de um bom domingo e um bom início de semana,
Carlos Borges


Todas as informações em www.ecclesia.pt/jornadas2018/

Sem comentários:

Enviar um comentário