Páginas

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Combater a exclusão

Foi este o mote da homenagem que quis lembrou D. Manuel Martins, primeiro bispo da diocese de Setúbal, falecido a 24 de setembro último, e que juntou, na Fundação Inatel, diferentes personalidades que não querem esquecer a ação do bispo sadino.
“É uma homenagem pelo que representou, enquanto exemplo de cidadão empenhado na inclusão dos cidadãos mais desfavorecidos”, assim deram conta os responsáveis pela iniciativa que quiseram atribuir, a título póstumo, o Prémio ‘Sustentabilidade Inatel – Inclusão social de todos os cidadãos’, a D. Manuel Martins.
Também pela inclusão e contra a hipocrisia se pautou o Papa durante uma homilia na Casa de Santa Marta.
“Mas olha, que escândalo! Não se pode viver assim! Perdemos os valores… Agora todos têm o direito de entrar na Igreja, até os divorciados. Onde estamos?”, exemplificou Francisco que deixou alertas para que os cristãos sejam misericordiosos e não fechem o seu coração com “ideias próprias e doutrina”.
No Vaticano decorre hoje um encontro que vai refletir sobre «A relação entre arquitetura e espiritualidade”, numa iniciativa inserida na primeira participação do Vaticano na Bienal de Arquitetura de Veneza.
Da responsabilidade do Átrio dos Gentios, o programa desenvolvido pelo Conselho Pontifício da Cultura, da Igreja Católica, é orientado para a promoção do diálogo entre crentes e não crentes.
No painel de participantes são anunciados os nomes do cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, e o já anunciado vencedor do Prémio Ratzinger, o chamado «Nobel da Teologia», Mario Botta.
Por cá acompanhamos o início do ano letivo em alguns estabelecimentos de ensino: um trabalho que poderá acompanhar no próximo domingo, no 70X7, na rtp2, excecionalmente às 17h45.
Também de recomeços lhe tem falado esta semana o programa Ecclesia, na Antena 1. Conheça hoje, na página da Agência, algumas destas histórias de quem recomeça em diferentes contextos.
Os conteúdos da Igreja católica estão sempre disponíveis on line, basta para isso procurar-nos no portal de informação www.agencia.ecclesia.pt
Encontramo-nos lá?

Sem comentários:

Enviar um comentário