Páginas

sábado, 15 de setembro de 2018

Cimeira contra os abusos

Bom dia!
O Papa surpreendeu novamente o mundo! E duplamente: porque quer que a Igreja Católica faça mais pela proteção dos menores e pela metodologia proposta para o conseguir. Em causa está a cimeira que Franciso convocou, a decorrer no Vaticano entre os dias 21 e 14 de fevereiro de 2019, concretizando a proposta do conselho consultivo de cardeais, o chamado ‘C9’, para abordar a questão da prevenção de abusos sobre menores e adultos vulneráveis. Depois, pela metodologia: não está em causa um concílio, um sínodo, mas uma reunião com os presidentes das Conferência Episcopais de todo o mundo. Nunca terá existido uma reunião do género... A primeira é para tratar da proteção de menores e encontrar estratégias para erradicar essa chaga e ativar uma cultura efetiva de prevenção.
Muito há a fazer na Igreja Católica neste âmbito, porque há casos de abusos conhecidos e denunciados, e também em toda a sociedade. Será possível ficar indiferente à informação da Polícia Judiciária quando diz que, nos primeiros seis meses deste ano, registou cinco casos por dia de abusos sexuais contra crianças em Portugal?
Esta semana, as memórias de D. António Francisco dos Santos são muitas! Passou o primeiro ano do seu falecimento, repetem-se evocações e foi atribuido, pela primeira vez, o Prémio que evoca da sua bondade e acolhimento dos mais frágeis, no caso para instituições dos Jesuítas que acolhem refugiados.
Duas notícias principais da quarta-feira informativa, a par de muitas outras que encontra no portal da Agência ECCLESIA.
Esta quinta-feira, inicia em Poznan, na Polónia, a Assembleia Plenária do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE), dedicada este ano ao tema da solidariedade. A Agência ECCLESIA vai estar na cidade polaca para acompanhar o decorrer dos trabalhos, que marcam também o fim da colaboração do sacerdote português Duarte da Cunha como secretário do organismo europeu. 
Desejo-lhe um ótimo dia, cheio de boas notícias!
Paulo Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário