Páginas

domingo, 30 de setembro de 2018

O Homeschooling Católico - Berço de Vocações Sacerdotais

Os EUA foram pioneiros no Homescholling (ensino doméstico) Católico. Como em tudo o que se é pioneiro as dificuldades são maiores. Contudo, chegam desde há alguns anos estudos que comprovam a eficácia desta modalidade de ensino e que mostram os resultados muito positivos em todas as áreas e competências.

Além disso, um novo estudo realizado pelo Center for Applied Research in the Apostolate da Universidade de Georgetown, Estados Unidos, em 2017 mostrou evidências que os homens jovens educados, no seio de uma família católica em ensino doméstico, têm quatro vezes mais probabilidades de ingressar no seminário, do que aqueles que frequentaram escolas católicas.

Os dados revelam que 8% dos seminaristas que estão próximos de serem ordenados receberam educação sob a modalidade de 'homeschooling' durante uma média de 7 anos, e que o discernimento vocacional ocorreu aproximadamente aos 16 anos de idade.

Segundo Draper Warren, diretor de admissões em 'Seton Home Study School' de Front Royal, Virginia -'homeschooling' católico creditado nos EUA-, comparando os dados com os aproximadamente 100 mil estudantes que se educam em lares católicos diante dos 2 milhões que se formam em colégios católicos, a percentagem "é muito animadora, e no futuro o impacto poderá ser enorme".

Assinala ainda que esta informação é ocasião para reconhecer a influência positiva que tem o movimento do ensino doméstico católico nas vocações religiosas e que este ajuda a suportar a Igreja de várias formas admiráveis.

Draper Warren afirmou que “normalmente não percebemos a importância histórica de um movimento enquanto é jovem mas daqui a uma geração olharemos para trás e veremos como o ensino doméstico católico contribui por manter a Igreja vibrante nos EUA. As vocações são apenas um dos muitos frutos.”

Poderá ver mais em:




Helena Atalaia



Sem comentários:

Enviar um comentário