Páginas

domingo, 30 de setembro de 2018

Visita da Diretora Regional de Cultura do Alentejo à Cidade de Beja


A Dra Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, deslocou-se no passado dia 28 de Setembro a Beja, a convite do Pe. Manuel António do Rosário, Diretor da Comissão Diocesana de Arte Sacra (CDAS). O objectivo que presidiu ao convite foi dar a conhecer algum do Património Religioso da Cidade de Beja.

A visita iniciou-se pelo Seminário, e incluiu a Biblioteca (inaugurada em 2003 e possui mais de 40.000 livros inventariados), o Museu do Seminário (inaugurado em 2006, e com uma coleção diversificada de Arte Sacra e Arqueologia), e por muitos desconhecido, e ainda a um conjunto de coleções de Arte, Arte Sacra e Arqueologia, de que o Seminário é detentor e que estão espalhadas por vários espaços do monumental edifício do Seminário, fruto da visão do grande Bispo renovador da Diocese, D. José do Patrocínio Dias. Esta visita contou com a presença do Reitor do Seminário, Pe. Francisco Encarnação, Eng. João Margalha (técnico da Câmara Municipal de Beja e membro da CDAS), Arq. Francisca Romão (técnica da Câmara Municipal de Beja e membro da CDAS), e Alexandra Freire (técnica da Câmara Municipal de Beja). Seguiu-se a visita à Igreja do Pé da Cruz, conduzida pelo Pároco, Pe. Henrique Martins e por dois paroquianos, que têm garantido a viabilidade da abertura desta Igreja. O passo seguinte foi a visita à Ermida de Santo André, também por muitos desconhecida, e à Capela do Rosário (agora enriquecida com a montagem de um painel de azulejos, alusivos a alguns dos Mistérios Dolorosos da vida de Cristo). A Ermida e a Capela têm neste momento funcionários assegurados pela Câmara Municipal de Beja.

A intensa manhã concluiu com a visita ao novo Museu de Arte Sacra da Sé de Beja, e foi conduzida pelo Pároco, Pe. António Novais Pereira, e pelo Pe. José Maria Afonso Coelho, membro da Equipa Sacerdotal da Unidade Pastoral.

Estas quatro Igrejas têm agora horários habituais de visita, durante a semana, e constituirão uma agradável surpresa para quem as visitar. Este projecto, apoiado por Fundos Comunitários, resultou de uma candidatura apresentada pela Associação Portas do Território, que congrega neste momento a Diocese de Beja, a Câmara Municipal de Beja e a Misericórdia de Beja, e conta com o apoio essencial das Paróquias da Cidade.

A Drª Ana Paula teve ocasião de manifestar a sua surpresa e satisfação pelo património visitado, e pelo  bom espírito que existe entre todas as entidades envolvidas, o qual irá beneficiar grandemente Beja, uma cidade cada vez mais procurada pelos turistas de todo o Mundo, como o atesta as estatísticas existentes em todas estas Igrejas.




Sem comentários:

Enviar um comentário