Páginas

sábado, 15 de setembro de 2018

Foi há 90 anos em Madrid


Mais exactamente no dia 2 de outubro de 1928, dia dos Anjos da Guarda, quando um jovem sacerdote, de seu nome Josemaria Escrivá de Balaguer, fazia um Retiro espiritual, viu por inspiração divina a imensidão dum caminho de santidade ao qual todos estavam chamados, através da sua vida normal na família, no trabalho e na sociedade. Assim nasceu o Opus Dei, termo latino que significa "Obra de Deus".

“O dia 2 de outubro era, e ainda é, a festa dos Anjos da Guarda. Enquanto via a obra a que o Senhor o chamava, ouvia ao longe o repicar dos sinos da Igreja de Santa Maria dos Anjos. Aquele toque festivo nunca mais lhe saiu da memória. Era como se o enquadramento musical da alegre e abençoada novidade: para seguir Cristo de perto não é preciso morrer para o mundo; esse continuará a ser o caminho dos religiosos, dos monges e dos frades, cujo afastamento das ocupações terrenas despertará sempre os homens para as realidades eternas; mas, para o comum dos fiéis, abre-se agora um caminho próprio, o caminho do amor ao mundo, do empenho santo nas realidades temporais, comezinhas ou grandes, iguais àquelas que Jesus santificou em Nazaré. *

Instituição hierárquica composta por leigos, casados ou solteiros, e sacerdotes, tem como finalidade participar da missão evangelizadora da Igreja. Cada um no lugar em que está, é convidado à santidade, algo que antes do Concílio Vaticano II era impensável e portanto constituía uma novidade.

“Tens obrigação de santificar-te. – Tu também. – Quem pensa que é tarefa exclusiva de sacerdotes e religiosos?

A todos, sem excepção, disse o Senhor: `Sede perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito´”. **

Com um percurso difícil nos primeiros anos em consequência da guerra civil espanhola e da 2ª grande guerra mundial, o Opus Dei foi-se estendendo ao mundo com muita oração, trabalho e a graça de Deus. Em 1944 foram ordenados os primeiros sacerdotes e em 1947 foi aprovado pelo Papa Pio XII, continuando a ter o apreço de muitos Prelados, Bispos e Papas.

O seu fundador, um aragonês nascido em Barbastro, Huesca, Espanha, a 9 de janeiro de 1902, foi um apóstolo incansável, um apaixonado por Cristo, por Maria, sempre fiel à Igreja, que não cessou de evangelizar e com um carisma invulgar, teve a graça de chegar ao coração de todo o mundo e hoje está presente em 68 países.

Em 26 de junho de 1975 partiu para o Céu, a 17 de maio de 1992 foi beatificado. Canonizado em 6 de Outubro de 2002, na Praça de S. Pedro, em Roma, ficou conhecido pelas palavras do Papa João Paulo II, como o Santo do quotidiano.
.
*in: S. Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei, da autoria de Monsenhor Hugo de Azevedo, Aletheia Editores.
** Caminho, 291

M. de Oliveira Esteves


Sem comentários:

Enviar um comentário