Páginas

domingo, 9 de outubro de 2022

Turismo «Laudato Si»

Bom dia, paz e bem!
Um bom domingo!

‘Turismo e Peregrinação: Caminhos de Esperança’ foi o tema do 8º Congresso Mundial da Pastoral do Turismo, que terminou este sábado, em Santiago de Compostela, onde a Agência ECCLESIA esteve em reportagem.

A sessão conclusiva dos trabalhos deixou alertas para a necessidade de “preservar relações, culturas, meio ambiente”, como alerta a encíclica ecológica e social publicada pelo Papa em 2015.

O padre brasileiro Manoel de Oliveira Filho e o bispo D.  Juan Carlos Cárdenas Toro, da Colômbia, destacaram a importância da Pastoral do Turismo atuar com as comunidades locais, ser fator de desenvolvimento, e criar sinergias com todas as instituições, aos jornalistas Octávio Carmo e João Gralha.

Esta iniciativa contou com a presença de vários oradores peritos em Pastoral do Turismo e responsáveis da Santa Sé, além de representantes de 25 conferências episcopais, como o bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, e o padre Miguel Neto, diretor da Pastoral do Turismo-Portugal.

A delegação portuguesa apresentou uma reflexão sobre património e evangelização, a partir do projeto de cooperação com instituições da sociedade civil, que está a ser implementado no Algarve, oferecendo novas oportunidades de emprego.

Os beatos italianos João Batista Scalabrini, fundador dos Scalabrinianos/as, e Artemide Zatti, leigo professo da Sociedade Salesiana de São João Bosco, são hoje proclamados santos, numa celebração na Praça de São Pedro.

Este sábado, o Papa Francisco destacou o exemplo de vida de Artémides Zatti, a partir de quatro pontos: “Migrante, parente de todos os pobres, salesiano coadjutor e intercessor das vocações”.

Ao longo da semana, a Agência ECCLESIA, conversou sobre João Batista Scalabrini com a diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM), Eugénia Costa Quaresma, que é pertence à Paróquia da Amora (Diocese de Setúbal), acompanhada por missionários Scalabrianos, e com a irmã Rosita Milesi, Missionária Scalabriniana há 58 anos e diretora do Instituto de Migrantes e Direitos Humanos no Brasil.

A peregrinação dos símbolos, na Diocese de Vila Real, e a sua passagem pelo rio Douro para a Diocese do Porto, vai marcar os programas da Agência ECCLESIA na rádio e televisão pública: Na rádio Antena 1, a partir das 06h07, e no ‘70x7’, na RTP2, às 17h25.

Os dois programas depois ficam disponíveis em www.agencia.ecclesia.pt.

E como é domingo, a Renascença e a Agência Ecclesia juntam-se para uma entrevista, que pode ouvir e/ou ler. Hoje é com a advogada Paula Margarido, a secretária da Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis.

Renovo os votos de um bom domingo e, desde já, desejo uma boa semana.
Saudações,
Carlos Borges

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário