Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

“Mudar atitudes e procedimentos”


Foto: Agência ECCLESIA/PR

Na noite de ontem, em Fátima, D. José Ornelas lembrou as mães ucranianas e afirmou que é necessário “mudar atitudes e procedimentos” na Igreja e na sociedade para que os frágeis não sejam “esquecidos ou, pior ainda, abusados e explorados”.
Na homilia da Vigília da Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de outubro ao Santuário de Fátima, D. José Ornelas evocou o exemplo de Maria para sublinhar que são precisos “corações maternos” que garantam “condições de justiça e de dignidade para todos”.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa acrescentou que a Igreja tem de estar “na linha da frente do atendimento, da proteção, da proximidade a todas as fragilidades.
“Esta atitude tem de caraterizar particularmente este santuário de Fátima. Cuidar das fragilidades humanas, particularmente no início e no fim da vida é continuar a solicitude de Maria para com os pastorinhos, as vítimas da guerra, os pecadores”, sublinhou.

Foto: Vatican Media

No dia em que se iniciava em Fátima a peregrinação internacional aniversária de outubro, Francisco recordou as aparições na Cova da Iria pedindo a intercessão de Maria pelos que sofrem os efeitos da guerra.
“Nestes dias, o meu coração está sempre voltado para o povo ucraniano, especialmente das localidades sobre as quais se encarniçaram os bombardeamentos. Trago dentro de mim a sua dor, e por intercessão da Santa Mãe de Deus, apresento-o ao Senhor, na oração”
O Papa que falava na sua audiência semanal, pediu a intervenção de Deus para “transformar o coração dos que têm nas mãos o destino da guerra, para que cesse o furacão da guerra e se possa reconstruir uma convivência pacífica, na justiça”.

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Esta manhã D. José Ornelas preside à Eucaristia de encerramento da Peregrinação Internacional Aniversária de outubro ao Santuário de Fátima. O momento encerra as grandes peregrinações do primeiro ano pós pandemia.
A peregrinação de 13 de outubro celebra a 6ª Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, e como informa o Santuário, terá como tema “Levanta-te! És testemunha do que viste”, um tema que se insere na dinâmica preparatória da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, agendada para o período entre 1 e 6 de agosto de 2023.

É hoje a primeira conversa informal “A contas com Fátima - Conversas para crescer na fé, na esperança e no amor”. O primeiro encontro acontece no serão deste dia 13 de outubro, data em que se faz memória da última aparição da Virgem Maria, e terá como protagonistas e mútuos interlocutores do diálogo o escritor e investigador José Rui Teixeira e o assessor de comunicação Diogo Carvalho Alves. A iniciativa é promovida pelo Departamento de Acolhimento e Pastoral, através da Escola do Santuário. A sessão, que requer inscrição, tem início às 21h15 na plataforma digital Zoom. No final, os participantes poderão dialogar com os dois interlocutores, “que serão desafiados a desfiar as contas da sua experiência de Fátima” como informa aquele Santuário Mariano.

Mais a norte regressa o Festival Internacional de Órgão e Música Sacra. De 13 de outubro a 6 de novembro e realiza-se no Porto, Maia, Valongo, Gondomar, Arouca, Oliveira de Azeméis e Felgueiras.
Estas localidades são os municípios que vão receber os cerca de 30 concertos, 4 master classes e uma conferência, envolvendo mais de 100 intérpretes nacionais e internacionais, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O primeiro concerto acontece hoje pelas 21h30 na Igreja de São Martinho de Cedofeita, Porto. Eric Lebrun interpretará a obra completa para órgão do organista César Franck, o ano comemorativo do bicentenário do nascimento do compositor e organista.

Na RTP2 o programa Ecclesia chega às 15h00 para olhar o Encontro Nacional em Fátima do Movimento Fé e Luz. Olga Grilo fala dos principais momentos desta peregrinação que evoca o 50º aniversário que o movimento assinala a nível internacional.

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      




Sem comentários:

Enviar um comentário