Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Dois filmes

Bom dia e bom feriado, no dia da implantação da República!

Para este dia, faço uma sugestão de dois “filmes”: estão nas redes sociais e podem ser muito mobilizadores, um em torno do cuidado da casa comum e o outro da juventude.

Esta terça-feira estreou o documentário “A Carta”, que conta com a participação do Papa e apresenta reflexões sobre a “crise climática”, a partir da encíclica ‘Laudato Si’. “A Carta” (The Letter) foi realizado pelo cineasta Nicolas Brown e a sua equipa da ‘Off The Fence Productions’ (My Octopus Teacher), com o Movimento ‘Laudato si’ e o Dicastério para a Comunicação, da Santa Sé.

O filme explora questões como direitos indígenas, migração climática e liderança juvenil no contexto da ação sobre o clima e a natureza, apresentando um diálogo exclusivo com o Papa Francisco.

Nicolas Brown, realizador do documentário, fala de Francisco como uma “bússola moral".

Outro filme que lhe sugiro para um dia feriado mostra belas paisagens do Douro, sobretudo porque preenchidas por jovens. Falo-lhe da peregrinação dos símbolos da JMJ no Rio Douro, no dia em que a Diocese de Vila real os entregava à Diocese do Porto. 20 minutos mostram uma viagem que demorou 8 horas e sobretudo a presença de uma moldura humana nas margens,  que saudavam a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora.

No dia de hoje, 5 de outubro, a participação na construção da “res-publica” é o tema do programa Ecclesia que partilhamos consigo na RTP2, pelas 15h00, e que pode rever depois no portal agencia.ecclesia.pt

Votos de um bom feriado!

Paulo Rocha

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário