Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Setor social em causa...


Foto: Agência ECCLESIA/HM

O alerta parte de D. José Traquina para quem, a situação das Instituições Particulares de Solidariedade Social é muito complicada. “Estamos a viver um momento em que é difícil vislumbrar a sustentabilidade das instituições. Algumas, pela sua grandeza e capacidade de resposta, necessitam da atenção do Ministério (Trabalho, Solidariedade e Segurança Social), porque não se trata de uma ajuda pontual, mas uma resposta organizada”, explicou o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, no final do 34º Encontro de Pastoral Social, que decorreu em Fátima.

Começa hoje a segunda edição da World Youth Day Global Race, uma corrida virtual que decorre à escala mundial entre os dias 20 e 23 de outubro. O evento é promovido pela Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, em parceria com o Move Sports, e com o patrocínio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
A corrida pode ser realizada em qualquer lugar, a qualquer hora. Através de um sistema de georreferenciação será possível registar o tempo e distância percorrida, bem como um pódio virtual onde se poderá ver a classificação final de todos os participantes, em qualquer parte do mundo. Os participantes poderão escolher a distância que pretendem correr: 2 km, 5 km ou 10 km.
A edição da corrida JMJ deste ano traz uma novidade e vai ter a opção de plogging (que pode ser selecionada na app): juntando a saúde e o ambiente é possível fazer exercício físico e recolher resíduos, promovendo a reciclagem e um ambiente mais limpo para toda a comunidade.

Pormenor do cartaz

E a partir das 19h00 horas pode visitar a exposição temporária «Fátima – 25 Anos de Cidade» no Consolata Museu Arte Sacra e Etnologia, em Fátima. Pode fazê-lo até ao dia 6 de dezembro. A inauguração contará com a apresentação do livro da III edição do Tabula Rasa – Festival Literário de Fátima.

Mais logo, a Missa das Universidades, assinala o início do ano académico e o arranque de mais uma etapa de trabalho da Pastoral Universitária na Diocese de Lisboa. Organizada pelo CeUC – Pastoral Universitária de Lisboa, a Missa das Universidades está agendada para as 19h00, na Igreja de São João de Deus, em Lisboa, e vai ser presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Esta noite, o padre António Janela, do Patriarcado de Lisboa, e Eugénio Fonseca, antigo presidente da Cáritas Portuguesa, vão dialogar, em formato online, sobre a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres. O encontro pode ser acompanhado na plataforma Zoom. É das 21h15 às 22h15. A iniciativa é promovida pelo Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa.

Na RTP2, o programa Ecclesia chega pelas 15h00 para lhe dar a conhecer os pormenores das inscrições na JMJ. Os pacotes de participação, os valores e saber também que todos os atos públicos da Jornada Mundial da Juventude serão gratuitos e abertos a todos. 

Tenha um grande dia

Henrique Matos

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário