Páginas

domingo, 30 de outubro de 2022

E políticas de futuro?

Américo Monteiro, coordenador nacional da Liga Operária Católica/Movimento de trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) disse hoje que subsídios paliativos “são essenciais” mas são necessárias medidas “a montante” e políticos “comprometidos” que “solidifiquem” caminhos para que “os paliativos sejam menos necessários”.

“Os paliativos são essenciais numa sociedade. Mas precisamos de pessoas e políticos comprometidos que cuidem, organizem e solidifiquem a montante para que os paliativos não sejam precisos. Se há bons rendimentos do trabalho e dignidade fruto do trabalho, não serão precisos paliativos porque as pessoas terão cuidados e condições para a sua vida”, afirmou o responsável nacional.

A presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, disse que só “a proximidade e a inclusão” das pessoas na procura de soluções para ultrapassar os seus problemas, vai provocar uma alteração na qualidade de vida.

“Neste tempo de tanta dificuldade, que não vai melhorar tão cedo, este olhar de proximidade é muito importante porque é precioso dizer às pessoas que tantas vezes acham que não podem fazer nada, dentro das suas dificuldades, podem ter um gesto mínimo apoiado na proximidade para ajudar a chegar a outros recursos que existam”, explicou.

Começa hoje a Semana dos Seminários e o presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios afirmou que a Igreja “deposita uma grande confiança nos mais jovens”, e apela ao “testemunho alegre da fé”. Até ao dia 6, decorre esta semana proposta pela igreja, sendo possível participar e conhecer algumas destas instituições por dentro, bem como os jovens e as equipas que desenvolvem este trabalho ao longo do ano.

No Vaticano o Papa Francisco encontrou-se com os jovens da Ação Católica italiana e com eles recordou a importância que para si teve o espaço paroquial, indicando que ainda hoje, este continua a ser um local de crescimento e de construção de fraternidade.

No dia 3 de dezembro acendem-se as luzes na praça de São Pedro, com a inauguração da árvore de natal, o abeto branco com 30 metros, oferecido pela região de Abruzzo, e o presépio, oferecido por Sutrio, na província de Udine, Veneza. Os símbolos do natal, que evocam também as raízes e culturas das regiões que os oferecem, são um motivo de visita até ao dia 8 de janeiro.

Mas há mais para ler, ver e ouvir em agencia.ecclesia.pt

Encontramo-nos lá?

Tenha um excelente domingo!

Lígia Silveira

 

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário