Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Olhar o presente, acreditar no futuro

Bom dia!

Chego à sua companhia depois de um dia de trabalho em Fátima, onde centenas de responsáveis nacionais e internacionais estão a preparar a próxima Jornada Mundial da Juventude, que Lisboa recebe em 2023. O cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, Vida e Família, o “ministério” do Vaticano responsável pelo acompanhamento da JMJ, deu conta da importância do momento, num mundo que sai da pandemia e enfrenta o choque da guerra.

Por cá, o cardeal-patriarca fala na oportunidade de um novo começo, na Igreja e na sociedade, e o presidente da Assembleia da República mostra-se confiante de que o país vai estar preparado para receber os jovens participantes na JMJ Lisboa 2023.

O dia prosseguiu no 34.º Encontro da Pastoral Social, que este ano analisa o impacto da pandemia e da guerra, em particular sobre os mais pobres. Uma preocupação assumida pelo presidente da Comissão Episcopal do setor, D. José Traquina, na abertura dos trabalhos, que prosseguem até quarta-feira – o que significa mais informação, na Agência ECCLESIA, durante os próximos dias.

Sobre pobreza falou-se também no Programa ECCLESIA, esta segunda-feira, numa entrevista sobre a Academia de Líderes Ubuntu. Esta tarde, pelas 15h00, na RTP2, apresentamos a edição semanal dedicada à JMJ Lisboa 2023. Não perca!

Olhando para o calendário litúrgico, temos hoje a festa do evangelista São Lucas, na qual se assinala em Portugal o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja – excelente oportunidade para uma visita ao nosso património religioso. Se precisar de ajuda, há sugestões na nossa agenda.

Também esta terça-feira, a fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre convida um milhão de crianças de todo o mundo para rezar o terço. Com a Ucrânia e todas as vítimas das guerras no coração, a iniciativa passa pela Cova da Iria, às 18h30.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre,

Octávio Carmo

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário