Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Hoje é Dia Internacional pelo Trabalho Digno

Assinala-se hoje o Dia Internacional pelo Trabalho Digno, uma data assinalada pela Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos, LOC/MTC, que aproveita a jornada para pedir “políticas inclusivas, diálogo social” e que o acesso ao trabalho seja uma “prioridade irrenunciável”.

“Num mundo em conflito, com profundas desigualdades e ambientalmente insustentável, o trabalho digno representa o caminho para a paz e a justiça social. O acesso ao trabalho por parte de todos é uma prioridade irrenunciável”, refere a organização portuguesa, num comunicado, onde lembra a situação de tantos trabalhadores que auferem um salário injusto, e tantos outros sem acesso a dignidade e reconhecimento.

D. José Ornelas falou com a Ecclesia sobre os “tempos difíceis” que a Igreja vive, por causa da crise dos casos de abusos sexuais de menores, mas rejeita generalizações neste campo. O responsável assume a necessidade de “reconhecer as nódoas dolorosas” do passado e aceitar que existem “problemas”.

“Reconhecemos que esta Igreja tem de estar constantemente a renovar-se. Temos de nos converter daquilo que não se coaduna nem exprime o ser da Igreja. É isso que estamos a fazer”.

11 meses após o anúncio da criação de uma Comissão Independente para o estudo de casos de abusos sexuais, o presidente da CEP deixa uma convicção: “Nunca pensei que este caminho fosse fácil”.

No Vaticano, o Papa Francisco falou sobre a “fama de santidade” nas comunidades católicas, para os processos de canonização, mas alertou para campanhas de “mistificação”, que exploram o alcance das redes digitais.

 “Nos nossos dias, o correto acesso aos meios de comunicação pode favorecer o conhecimento da experiência evangélica de um candidato à beatificação ou canonização. No entanto, no uso dos meios digitais, especialmente as redes sociais, pode haver o risco de exagero e mistificação, ditados por interesses menos nobres”, disse, numa audiência aos participantes no congresso ‘A Santidade Hoje’, organizado pelo Dicastério para as Causas dos Santos.

No domingo o Papa vai canonizar João Batista Scalabrini (1839-1905), um testemunho que a diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações assinala como interpelador “também para os bispos”, para a necessidade de acompanhar “a comunidade que emigra”.

Eugénia Quaresma realça que João Batista Scalabrini também deu um testemunho de que “é importante dialogar com os Estados, dialogar com a sociedade”, um trabalho de articulação, “de construir pontes”, e de procurar melhorar a situação.

A Paróquia da Amora informa que se vai associar e participar na canonização de João Batista Scalabrini, este domingo, a partir das 09h15, transmitindo a celebração a que o Papa vai presidir na Praça de São Pedro, seguindo-se a bênção do quadro dedicado ao futuro santo que está sobre a porta central da igreja.

Mas há mais para ler ver e ouvir em agencia.ecclesia.pt

Encontramo-nos lá?

Tenha um excelente dia!

Lígia Silveira

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário