Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

A caminho de Fátima

Bom dia!

Fátima é o ponto de encontro de muitos peregrinos, nestes dias 12 e 13 de outubro. A Peregrinação Internacional que evoca os 105 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima é presidida por D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. 

A Peregrinação a Fátima começa um dia depois do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa ter reafirmado o pedido de perdão às vítimas de casos de abusos sexuais por membros da Igreja ou nas suas instituições, assumindo a “determinação” de evitar novos crimes. 

“Reiteramos o nosso pedido de perdão às vítimas e a nossa determinação em tudo fazer para que, no futuro, tais crimes não se voltem a repetir. Uma determinação onde é urgente ver envolvida toda a sociedade” (Conselho Permanente da CEP).

Esta terça-feira, a Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja em Portugal revelou em conferência de imprensa que validou 424 testemunhos, que apontam a um “número significativo” de abusadores entre 1950 e 2022.

Pedro Strecht, coordenador da CI, disse aos jornalistas que o problema “atingiu uma grande expressividade”, no passado, repetindo-se em padrões que “devem ser evitados no futuro”. Que o debate público sobre este flagelo na Igreja Católica seja um alerta para cuidar das vítimas de todos os abusos na sociedade, no tempo presente.

Esta terça-feira, assinalaram-se 60 anos da abertura do Concílio Vaticano II. Uma oportunidade para o Papa Francisco criticar as divisões na Igreja Católica, em particular após o Concílio (1962-1965), destacando a atualidade da grande reunião eclesial do século XX.

presidente da Conferência Episcopal Portuguesa disse que é necessário retomar “muitas dimensões do Concílio Vaticano II que ficaram esquecidas” e lembrou que a Igreja Católica “tem de ser um processo de todos”, onde “todos participam, todos têm voz e onde todos têm responsabilidade na evangelização, que é a missão da Igreja”.

Antes de terminar, duas sugestões: conheça a jovem Fatu Banora através da reportagem da Agência ECCLESIA, ela que foi a primeira distinguida com o galardão António Brandão de Vasconcelos, que incentiva a educação superior em jovens líderes Ubuntu; e participe no Congresso Missionário que vai decorrer nos dias 14 e 15 de outubro, sexta-feira e sábado, em Lisboa ou num qualquer ponto do globo, através da ligação on-line aos trabalhos.

Votos de ótima jornada!

Paulo Rocha

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário