Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

A luz dos Santos

Bom dia e boa semana para si, que nos acompanha, na festa litúrgica de São Daniel Comboni, uma referência missionária do século XIX cuja inspiração persiste até hoje.

E é sobre a luz dos santos que falo, recordando a canonização, este domingo, de D. João Batista Scalabrini, que se destacou pela sua atenção aos migrantes, e Artemide Zatti, irmão salesiano que dedicou a sua vida ao cuidado dos doentes. Dois exemplos, como disse o Papa, que devem inspirar as comunidades católicas a “incluir, sempre”. E como não se pode falar de Scalabrini sem evocar os migrantes, Francisco foi particularmente duro ao criticar as políticas que excluem quem deixa a sua terra em busca de uma vida melhor ou em fuga da guerra e da fome.

A celebração de domingo, na Praça de São Pedro, ficou ainda marcada por novos alertas sobre o perigo nuclear que ameaça a humanidade, por causa da guerra na Ucrânia.

Falamos também de sombras, com a crise dos abusos sexuais e da resposta da Igreja na proteção de menores. A entrevista conjunta Ecclesia/Renascença trouxe a secretária da Coordenação Nacional que a Conferência Episcopal criou para ajudar as dioceses, Paula Margarido, que sublinhou a prioridade às vítimas e a intenção de “nada esconder”. Ainda este domingo, a CEP respondeu a novas acusações lançadas na comunicação social, reafirmando a sua disponibilidade para prestar os esclarecimentos necessários em todos os casos.

Hoje, Dia Mundial da Saúde Mental, o programa ECCLESIA (15h00 na RTP2) evoca os 450 anos da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, uma referência neste campo, conversando com o irmão José Paulo, provincial português. Para ver ou rever, o programa ‘70x7’ deste domingo, que retrata a peregrinação dos símbolos da JMJ pela Diocese de Vila Real e a sua passagem para o Porto.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre,

Octávio Carmo

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário