Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Paz na terra

Lá fora estão os senhores da guerra

E cantam já hinos de vitória

Qual é a história desta terra?

É o medo

Ali mesmo...

Bom dia,

É com esta memória do ‘Espírito da Paz’, da Madredeus, que começo hoje esta newsletter. Os recentes desenvolvimentos da guerra na Ucrânia fazem nascer o medo e lembram-nos momentos vividos há muitas décadas, que julgávamos esquecidos para sempre. Por tudo isso, foi histórica a intervenção do Papa, este domingo, antes da recitação do ângelus, dirigindo-se diretamente a Vladimir Putin para pedir que cesse a agressão contra a Ucrânia e se evite uma “escalada” nuclear. Palavras solenes, pesadas, que mostram a gravidade do momento.

É precisamente sobre o conflito na Ucrânia que falamos hoje no Programa ECCLESIA (15h00, RTP2), numa entrevista a Mendo Castro Henriques, professor universitário e autor da obra “Amanhã é Outro Dia. Sobre a guerra na Ucrânia”.

 

Por cá, destaco de domingo o pedido de perdão do arcebispo de Braga às vítimas de abusos na comunidade paroquial de Joane, num momento difícil para a Igreja em Portugal, como assume D. José Cordeiro. Do Porto, chegou o alerta do presidente da Santa Casa da Misericórdia: as instituições “estão de rastos”.

Da agenda litúrgica de hoje faço referência a Veríssimo, Máxima e Júlia, três jovens do século IV que se converteram ao Cristianismo: são hoje recordados pelo Patriarcado de Lisboa como primeiros mártires da cidade das sete colinas.

Despeço-me com votos de boas notícias, sempre,

Octávio Carmo

 


www.agencia.ecclesia.pt

      



Sem comentários:

Enviar um comentário