Páginas

quarta-feira, 11 de junho de 2014

São Eduardo Poppe

São Eduardo transmitiu a fé por meio de seus escritos, perpetuando assim a beleza e vigor da Igreja e da eucaristia.


Horizonte, 10 de Junho de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


Na cidade de Temsche, na Bélgica, nasceu Eduardo João Maria Poppe no dia 18 de Dezembro de 1890. Vindo de família simples e muito cristã, o jovem era o terceiro de onze filhos. Desde cedo foi educado na fé cristã, vindo a completar seus estudos no colégio dos Irmãos de Caridade. Com a idade de quinze anos entrou no seminário de São Nicolau localizado na diocese de Gand na Bélgica.

Em um período delicado da história, de eminente guerra, Eduardo prestou serviços militares no ano de 1910 e em seguida ingressou no Seminário Filosófico Leão XIII em Louvain. Iniciada a Primeira Guerra Mundial em 1914, o jovem foi destacado para servir como enfermeiro na Cruz Vermelha até o ano 1915 onde foi transferido para Gand e veio a se ordenar sacerdote e assumir a Paróquia de Santa Colete na mesma diocese. Desenvolveu forte trabalho pastoral junto aos pobres, catequizando-os. Tinha uma preocupação especial com a iniciação cristã das crianças e no ano 1917 escreveu o “manual do catequista eucarístico” e instituiu a “Liga da Comunhão Frequente” através dos quais difundiu a devoção e zelo eucarístico.

Em 1918, foi nomeado director do Convento das Irmãs de São Vicente de Paulo. Dando continuidade ao seu trabalho catequético, publicou um semanário chamado “Zonneland”. A primeira edição foi publicada em 04 de Janeiro de 1920 e ganhou enorme popularidade, principalmente entre os jovens, pois tratava de divulgar a Cruzada Eucarística Pio X na Bélgica.

Com a saúde debilitada, padre Eduardo viu-se obrigado a se prostrar sem contudo perder o fervor apostólico. Escreveu uma vasta bibliografia catequética com foco na eucaristia. Em 1921 foi nomeado director espiritual em Leopoldsburgo. No dia 10 de Junho de 1924, padre Eduardo faleceu no convento de Moerzeke-lez-Termonde. Foi beatificado no ano de 1999, pelo Papa João Paulo II. É conhecido como “Pedagogo da Eucaristia”.

Sem comentários:

Enviar um comentário